quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Prime Time Nation - O projecto de Rafael Martinez Cláudio



Nos dias que correm, um projecto musical original é uma enorme dádiva caída dos céus. Quase todos os géneros foram profundamente explorados e apenas a electrónica tem dado novos frutos. É daqui que surge uma das propostas mais interessantes da música nacional dos últimos anos. Não vou falar de um projecto conhecido nem reconhecido, mas sim de algo que tem enormes potencialidades criativas e que no futuro, se seguir o caminho certo, poderá vir a figurar entre um dos maiores destaques da música electrónica nacional, e quem sabe no panorama internacional.
Não vou falar de nenhuma banda, mas sim de um projecto individual, que não é DJ set.
Prime Time Nation é o projecto de um jovem, Rafael Martinez Cláudio. É um projecto electrónico experimental, onde o jovem explora o conceito criativo da música, não de um ponto de vista de enorme qualidade técnica, mas do ponto de vista refrescante como resultado final. Prime Time Nation é uma mistura de influências, transfiguradas e apadrinhadas pela electrónica. O resultado é algo do mais original que se pode ouvir por terras lusas. É verdade que é um projecto que não requer um enorme conhecimento a nível de formação musical, porque é composto por alterações musicais de samples e encaixes de ideias. Mas é aí que reside a sua força. Para criar algo assim é preciso termos uma grande mente imaginativa. As ferramentas que usamos para chegar ao resultado final pouco interessam, e neste caso resultam em grande.
Misturem Daft Punk, Depeche Mode, Kraftwerk e Nine Inch Nails e talvez tenham algo parecido.
A força do projecto reside na criação do jovem, que é capaz de criar sonoridades complexas e viciantes. De referir que o projecto tem vozes de convidados especiais e a guitarra é da autoria do mesmo.
Com Prime Time Nation a electrónica experimental ganha novo folgo e aponta-nos um caminho para o futuro, onde a música ainda poderá progredir.

Para ouvirem este projecto:

Sem comentários:

Enviar um comentário