terça-feira, 19 de outubro de 2010

ModaLisboa 2010 - Primavera/Verão - Luís Buchinho


Luís Buchinho é actualmente um dos mais conceituados estilistas nacionais. O seu nome ecoa até ao mundo internacional da moda, onde faz sucesso. No dia 8.10.10 tive o enorme prazer de assistir à apresentação da sua colecção Primavera/Verão, naquele que é um dos eventos do ano em Portugal, a ModaLisboa.


O Mercado da Ribeira foi o local escolhido para o evento deste ano, contrastando claramente entre duas classes sociais opostas, a que lá trabalha de dia, e a que de noite se apoderou do local. A transformação do Mercado foi quase perfeita, não fosse o odor sentido a fruta, que nos remetia para um cenário medieval sui generis. O local de "acolhimento", bem mais pequeno que o do ano passado no Terreiro do Paço, estava magnificamente bem decorado, com muitas luzes e olofotes brancos, contrastando com o negro da noite e do chão.
Ao habitual cocktail seguiu-se o desfile. A sala própria para o desfile era também mais pequena que do ano passado, mas estava bem construída e estruturada.


Luís Buchinho apresentou-nos uma colecção primorosa, que se distinguia pelas linhas finas e simples, pelas cores paisagísticas de África, e um ambiente algo atribulado. A linhas eram elegantemente distribuídas pelos corpos, sugerindo-nos uma adequação natural, como se de uma segunda pele se tratasse. As texturas visuais faziam-nos sentir o quente de África e a simplicidade da beleza, através de cortes estritos e utilização de materiais orgânicos.


Luís Buchinho criou uma colecção simples e elegante, inspirando-nos com as cores quentes e "sujas" do continente Africano, quase como sugestão de calor. Nas cores mais claras, tivémos exemplos muito naturais e simples de tecidos dinâmicos e urbanos, caracterizados tanto como vestuário para cidade-europeia, como para cidade-mundo, universal, exemplo de dinamização cultural e sentido de perspectiva futura. Aliás, é nestes pontos que Buchinho ganha. Ao mesmo tempo que cria algo simples, consegue remeter-nos para o futuro, para roupa que não cairá em desuso.
Luís Buchinho demonstrou-nos porque é considerado um grande artista e um dos nomes fortes da Moda nacional. A sua simplicidade enquanto estilista, é capaz de o definir como um ser humano humilde, que leva o trabalho muito a sério, mas que não fica preso ao presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário