domingo, 10 de outubro de 2010

Predators de Nimród Antal, 2010



Há filmes que por si só nos oferecem mais do que um produto artístico. "Predators" é um desses casos. Além de toda uma base de entretenimento, o filme oferece-nos um estudo social do ser humano. Este facto é um bónus, bem aproveitado pelo realizador, esse senhor responsável por adaptar o argumento ao ecrã.
A premissa do filme é simples, e embora possa parecer básica, não o é de todo.
Vários criminosos condenados à pena de morte são largados de pára quedas num planeta. Planeta esse que é um local de caça da raça alienígena "Predator". Nesse planeta têm que sobreviver a várias armadilhas e ao confronto com esses mesmos Predators, que usam aqui os humanos tal como um qualquer safari.
O titulo do filme advém do confronto dos dois mais temidos predadores, o ser humano ( predador hegemónico no planeta terra) e os Predators ( raça alienígena que viaja pelo espaço para caçar outras espécies). Porém, o confronto entre estes dois seres não se fica pela simples banalidade do uso da força, ou de estratagemas militares. "Predators" é rico em confrontos sociais, quer através de metáforas bem desenvolvidas, quer através de diálogos directos e bem construídos, ou até momentos de grande suspense.
O ser humano é explorado tanto como caçador, como presa, e é aqui que surge a verdadeira riqueza do filme. A forma como os personagens se desenvolvem ao longo do filme, é totalmente análoga à sua evolução enquanto presas ou caçadores, o que torna o filme bastante interessante. Os personagens são mais densos do que seria de esperar de um blockbuster de acção, e as relações entre eles fogem do banal. É claro que nunca deixa de ser ridículo assistir a um Adrien Brody a tentar ser Arnold Schwarzenegger, mas a verdade é que é apenas estranho, e não mau. As sequências de acção são bem filmadas e cheias de suspense, aliás, podem esperar suspense desde o primeiro minuto até ao último.
Este é um filme que não deixa de nos surpreender e vai criando sempre motivos de interesse, tanto do ponto de vista do sofrimento humano e da sua capacidade de sobrevivência, como do ponto de vista de acção e violência (justificada). Aliás, palmas ao realizador, que não caiu no ridículo de tentar fazer um filme que pudesse ser visto por crianças, apenas para ganhar mais uns trocos. Este é um filme violento, mas que não usa a violência como arma de marketing. A violência é medida e bem usada, algo que já fazia falta no cinema nos dias que correm, em que todos os filmes são também para crianças, tornando cenas de acção supostamente violentas, em brincadeiras cliché de wrestling.
"Predators" é um filme que arrisca e vai mais longe que qualquer blockbuster dos últimos anos. Não tem medo de ser um filme de acção e procura dar-nos mais do que cenas de acção, algo que possamos comentar posteriormente. A nível técnico é primoroso em todos os aspectos, desde a banda sonora do primeiro Predator, aos personagens, planos e cenas bem construídas.
No final temos um óptimo filme de acção, que nos vai remeter para a questão: O ser humano é a presa ou o caçador?


ps: Este filme nada tem a ver com a série Alien Vs Predator. Este filme faz parte da saga Predator (Predator , Predator 2, Predators)

Sem comentários:

Enviar um comentário