domingo, 31 de outubro de 2010

Azevedo Silva - Carrossel (álbum)


Azevedo Silva lança finalmente o seu terceiro disco. Digo finalmente porque os fãs precisavam dele, e a música portuguesa no geral também. A influência directa de Zeca Afonso é inegável ao longo da sua curta, mas magnifica carreira. Contudo, este novo álbum "Carrossel" é uma clara evolução da sua influência, adaptado aos tempos actuais. Azevedo Silva é o "artista do povo", que canta os problemas de quem vive nas zonas urbanas, sempre tão fustigadas pela politica.
Acompanhado por inúmeros músicos de destaque do panorama musical actual, Azevedo completa o seu som, acrescentando novos instrumentos e sonoridades, explorando novos caminhos, mas deixando sempre a sua marca, seja nas letras sempre tocantes e reflexivas, como na sua voz melancólica, tocante, como um guia do nosso caminho. E esta é a principal arma de Azevedo, a sua voz, que nos apaixona a alma, nos toca profundamente. Seja uma voz triste ou não, é uma voz que nos ensina e nos faz sentir emoções. A música portuguesa está a ganhar um novo artista, um artista cada vez mais complexo e maduro.
Quanto ao novo disco, as palavras são poucas para caracterizar uma viagem fantástica pelas emoções humanas.
"Dona Solidão", primeira música deste novíssimo "Carrossel", é o reflexo do mundo actual. Este é um retrato fiel da realidade, sempre representada através da voz melancólica de Azevedo e de um instrumental sempre certo e adequado à sua voz. Música belíssima, sem qualquer dúvida.
"Carrossel" é um registo mais acelerado da nossa realidade, funcionando através de metáforas e de mudanças de tons. É daquelas músicas que vai ficar nos nossos ouvidos durante muito tempo. Esta é uma daquelas músicas em que a evolução de Azevedo é mais notória.
"Bússola" é uma música pesada, que nos faz sentir o peso da sociedade actual.
"Desassossego" é para mim a música mais bela do álbum e uma das mais belas de 2010. A voz de Azevedo sente-se como uma brisa que entra por dentro de nós e nos faz querer reflectir em tudo. Reflectir na nossa vida, na vida dos nossos. E é neste momento que sentimos que estamos perante um dos registos do ano, algo que quererá ficar na nossa memória, sempre e sempre.
"A Mãe" é a música mais calma do álbum, mas também uma das mais bonitas (do ponto de vista de letra).
"A Democracia será vingada no rossio" é o regresso de Azevedo Silva a temas políticos, de forma directa. A sua consciência politica sempre foi critica, como deveria ser a de todos. Misturando sons estranhos e outros mais dispersos, esta é a música mais estranha do álbum. Por estranha não podemos interpreta-la como negativa, muito pelo contrário, é uma excelente música, que nos faz sentir a opinião do artista, responsável por todas as letras do álbum.
"Manel Cruz e a Canção da Canção Triste" é uma resposta ao artista referido na música. É também uma música incrível, que ao terminar nos deixa com a sensação urgente de querer mais. Para tal podemos tentar acompanhar o artista e os seus acompanhantes pelo país fora.
Portugal está a sofrer uma enorme mudança musical, de novos artistas que cantam em português. Azevedo Silva é o exemplo mais claro do músico do povo, preocupado com tudo o que nos rodeia.
O novo álbum de Azevedo Silva é um apelo profundo aos princípios básicos do ser humano. Um apelo à consciência politica e social, aos problemas internos de cada um e às relações familiares. Seja na forma de metáforas ou de forma directa, Azevedo transmite-nos profundamente as suas emoções, sem complexos, sem fantasias, sendo honesto. E nós sentimos cada plavra como se tocasse na nossa alma.
Este "Carrossel" é um álbum obrigatório para qualquer português! Depois de o ouvirmos temos um pouco mais de orgulho em sermos portugueses.

Para uma audição na integra e a possibilidade de adquirirem digitalmente o álbum:

Myspace do artista:

Sem comentários:

Enviar um comentário