segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Azevedo Silva na Fnac do Chiado


Apresentando o novo álbum, Carrossel, Azevedo Silva terminou em Lisboa a mini tour pelas fnacs do país. E foi assim que, como quem ansiava por esta oportunidade há algum tempo, o auditório da Fnac do Chiado se encheu de pessoas para dar as boas vindas e para saudar o regresso deste artista aos concertos na sua cidade.

Acompanhado em palco por Filipa Vale (violino/violoncelo), que tem acompanhado Azevedo Silva nesta tour e também participa em Carrossel, o showcase começa com um tema do álbum anterior, e é Die Mauer que abre as hostes musicais da tarde. Finda a música, juntam-se em palco os outros dois músicos que têm acompanhado todas estas datas pelos auditórios fnac, e podemos então encontrar em palco Nuno Silva (baixo) e Bruno Martins (guitarra/percussão) a completar a formação.

Ao segundo tema aparece-nos Dona Solidão, música que abre o novo álbum de Azevedo Silva. Álbum esse que ainda não está disponível, mas irá estar brevemente, diz-nos o próprio durante o concerto, e assim percebe-se que estes showcases são um pouco para aumentar as expectativas e criar alguma burburinho nas pessoas antes de realmente o disco poder estar disponível.

A partir deste ponto são-nos apresentadas uma a uma todas as músicas que compõem o Carrossel, e podemos verificar que é um Azevedo Silva mais maduro que se apresenta em palco perante nós, a essência da sua música perdura dos álbuns anteriores, e o seu à vontade e maneira de estar também, mas é na forma em como arriscou e ambicionou nestes novos temas e em como pensou estes espectáculos que realmente marcam uma diferença, e é nesse sentido que os três convidados têm um papel importante nesta actuação, e nos temas tocados.

O cantautor está igual a si próprio, liricamente os temas do álbum voltam-nos a submeter para uma atmosfera mais sombria, mas é aí que Azevedo Silva se sente confortável, no inconformismo de quem tem algo para dizer e de quem ambiciona mais, mas sempre com os pés bem assentes na terra, e demonstra-nos isso de uma maneira muito própria, seja através da forma como nos interpreta e expressa o sentimento das músicas, seja através da boa disposição contagiante com que se dirige ao público entre elas, contrastando e equilibrando aquele sentimento algo triste que nos é transmitido pelos temas, ou até mesmo quando no final do concerto, dá atenção a todas as pessoas que querem trocar dois dedos de conversa com alguém em quem se revêem, de uma forma ou de outra, ou apenas passar uma mensagem.

Julgo poder dizer que o sentimento geral de quem assistiu a este showcase é o de que a primeira volta dada no Carrossel tem um saldo bem positivo, e que muitos, onde me incluo eu, estamos já à espera para poder andar de novo.


Azevedo Silva @ Fnac Chiado (17-10-2010)


Setlist:
1. Die Mauer
2. Dona Solidão
3. Carrossel
4. Bússola
5. A Democracia será vingada no Rossio
6. Desassossego
7. A Mãe
8. Manel Cruz e a canção da canção triste

Para conhecer melhor é aqui:
Myspace
Facebook

2 comentários:

  1. Eu estava lá e subscrevo. Muito bom. O futuro passa por aqui.

    Deixei até uma breve nota aqui:
    http://www.portugalternativo.netpita.com/novidades/live-report-azevedo-silva-fnac-chiado-lisboa-17.10.2010.php

    Espero que o disco saia antes do Natal porque vou querer coloca-lo nalguns sapatinhos.

    --

    Pedro Pereira

    por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderEliminar
  2. Foi fantástico!
    Adorei poder assistir ao vivo à apresentação do álbum. Na realidade não tinha esperança que saísse nada ainda este ano uma vez que ele referência no "Ao vivo na Sociedade" que 2010 seria um "ano sabático" dedicado às causas sociais e afins! Foi uma surpresa agradável não só o lançamento do álbum como poder ter o privilegio de o ouvir ao vivo!
    Recomendo!

    ResponderEliminar