segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Análise a uma banda: Blind Zero



Os Blind Zero completam este ano 16 anos de existência. Em terras lusas este é um facto raro. Raro porque os Blind Zero atingiram nos anos 90 uma fama considerável em Portugal, que se mantém até aos dias de hoje. Podemos dizer que a carreira da banda tem sido marcada pela lealdade aos fãs, tanto a nível musical, como a nível de relação com esses mesmos fãs. Posto isto, temos uma banda que em muito tem influenciado a música portuguesa dos últimos anos. Os Blind Zero são competentes e esforçados. Se não fossem não conseguiriam ter feito o percurso que fizeram.
Para os mais distraídos, o primeiro álbum da banda foi produzido por Ronnie S. Champagne, produtor que trabalhou com bandas como Jane's Addiction e Alice In Chains. Este mesmo disco foi o primeiro disco Rock a atingir o galardão de disco de ouro em Portugal. Em 1996, o EP que partilharam com os Mind da Gap foi considerado o melhor EP do ano. Ganharam o festival europeu "Song Contest for Youth Programs in Europe". A banda sempre se fez acompanhar dos melhores produtores, alguns deles que já tinham trabalhado com Madonna, Goo Goo Dolls, Beastie Boys, entre outros.
"One Silent Accident" é o terceiro álbum da banda e uma obra intemporal, completamente viciante. Quem não conhece este álbum perde uma das maiores obras da música nacional dos últimos tempos. 2000 foi o ano do lançamento. 2003 foi também um ano de grande sucesso para a banda, desde os prémios da MTV para "Best Portuguese Act", ao prémio de disco do ano em Portugal. Em 2005 a banda volta a marcar lugar, com um tema no super famoso jogo "Tekken 5", escolhidos propositadamente pela marca Playstation.
"Luna Park" é o álbum mais recente da banda, sendo também um regresso ao bom velho rock.
Para o público em geral os Blind Zero são uma banda simpática que tem andado por cá desde os anos 90 a dar-nos boa música, mas para os fãs, para quem procura conhecer um pouco mais, os Blind Zero são um marco da música nacional, reconhecidos internacionalmente.
É bom ser do mesmo país dos Blind Zero.

Sem comentários:

Enviar um comentário