quinta-feira, 21 de outubro de 2010

OFFBEATZ Lisboa #009


O OFFBEATZ Lisboa regressou na noite de ontem, e nesta primeira edição pós-férias o lugar escolhido para acolher o evento foi o MusicBox. Numa edição que contava com a apresentação dos videoclips de dois dos mais promissores projectos nacionais, os Linda Martini e Noiserv, para além da actuação das bandas Os Pinto Ferreira e Macacos do Chinês, não foi de estranhar que o MusicBox estivesse muito bem composto de pessoas, quem sabe aliciadas também pela entrada livre proporcionada pela organização do OFFBEATZ.

A abrir a noite, e antes dos concertos propriamente ditos, houve então a exibição de Mr. Carousel e de Mulher-a-Dias, os vídeos que acompanham os temas de Noiserv e Linda Martini, respectivamente, e uma sessão de perguntas de respostas sobre os mesmos aos artistas.

Em relação a Mr. Carousel, David Santos explica-nos que foi uma opção lógica optar por fazer o videoclip em animação, uma vez que vai ao encontro daquilo que é um pouco o seu projecto, incorporado com os desenhos de Diana Mascarenhas, seja no artwork dos cds ou nas projecções durante os concertos. Indica-nos também que para uma animação deste tipo e com a duração da música (cerca de 3 minutos), em conjunto com o realizador, levou cerca de 1 mês e meio de trabalho para que estivesse terminado o vídeo.


Noiserv

Outra das curiosidades entre a audiência, tanto para um vídeo, como para o outro, prendeu-se com questões de financiamento e apoios para a realização de um projecto destes.
Sem nunca falarem em valores, tanto Noiserv como Linda Martini contaram com a ajuda de amigos para a realização destes videos, e por isso mesmo admitem que o valor não foi tão alto como seria caso não tivessem este apoio, no entanto, para David Santos, que vê o seu EP editado pela Optimus Discos, não há um apoio propriamente dito da editora, uma vez que a mesma serve apenas como plataforma de lançamento, e não existe todo aquele trabalho normal que uma editora, no verdadeiro sentido da palavra, faria. No caso de Linda Martini, existe algum apoio da Lisboa Agência, mas continua a ser um encargo para a banda, que partilha despesas.

Aos Linda Martini foram ainda colocadas algumas questões de moda (os calções curtos), de geografia (porquê o Alentejo?) e de compreensão da letra (a corrida é uma metáfora para algo? onde está a mulher-a-dias no vídeo?).
Por partes, e passando a questão dos calções curtos à frente, uma vez que foi gravado no verão, em pleno Alentejo e exigia-se roupa confortável para correr, a Claúdia diz-nos que a escolha do Alentejo (Estremoz) acaba por ser um bocado óbvia pois é um sítio relativamente perto e com áreas livres e desertas, o que seria indicado para o que pretendiam fazer.

Em jeito de brincadeira, Hélio responde às perguntas de interpretação da letra deste tema e revela que "a mulher-a-dias faz dias que não vem", e que no dia do vídeo foi um desses dias, e daí ela não aparecer. Em relação à corrida, é-nos dito que não é necessariamente uma metáfora para algo, mas que no entanto fazia sentido para a banda, uma vez que a gravação de um disco é isso mesmo, uma corrida em que cada um segue para o seu lado e depois converge num só sentido.


Linda Martini

Findo estas apresentações, era altura de passar para as actuações ao vivo da noite, primeiro Os Pinto Ferreira, banda que começa a fazer furor com o seu single Violinos no Telhado, e que apresentou 4 músicas ao público presente na sala, como aliás fariam também os Macacos do Chinês. Os Pinto Ferreiro estarão de volta ao MusicBox para um concerto mais longo no dia 31 de Outubro.

Os Pinto Ferreira @ MusicBox (20-10-2010)


Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
Facebook


Aos Macacos do Chinês coube encerrar a noite e continuar com a festa criada no público pelos Pinto Ferreira, algo que foi conseguido uma vez que uma das forças desta banda é mesmo essa, a capacidade de criar empatia com o público e de conseguir que existam corpos dançantes na audiência. Rolling na Reboleira, a Machadinha e Fala Bem foram alguns dos temas que a banda apresentou na noite de noite, em que houve também direito a uma música nova.

Macacos do Chinês @ MusicBox (20-10-2010)


Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário