quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pintarolas


Pintarolas é um culto, isso já o sabe qualquer um nascido algures nas décadas de 80 e 90, mas Pintarolas é também ao início ao novo século a nova face do punk, longe do activismo politico e inconformismo da primeira vaga punk este é manifestamente mais mundano de contornos humorísticos e claramente virado para a boa disposição e festa. Mas calma, não há aqui nada de leviano e fácil, sabe quem já tentou que fazer rir é assunto sério e os Pintarolas parecem seriamente empenhados em nos fazer rir. Balanço? Hilariantemente positivo, “ vou violar a minha ovelha, fazer-lhe uns belos minetes e apertar-lhes os carretes” era verso que já fazia falta à música portuguesa, mas as pérolas não se ficam por aqui por isso há que ouvir.

Mas se o punk muda no tema, muda também na sonoridade. O pop-punk, esse bicho feio que se esconde debaixo da cama dos meninos grandes para quem o punk só vai dos Ramones aos Censurados, veio para ficar e não há que lhe virar as costas até porque abre portas a outros géneros que normalmente morriam de fome se vivessem de três acordes. No mais recente “ Vai João” há também uma imensa procura de sons por todo o espectro da pop-rock folclórica e … pimba?! Parece que sim, se o termo punk rural já parecia ganhar forma na cabeça de quem ouve “Vai João” a música “Conhé Esquisita” acaba por cimentar essa ideia, se é algo bom ou mau vai depender da disposição do ouvinte, o mais certo é que se já foram a uma recepção ao caloiro e vibraram com o Quim Barreiros tudo isto fará sentido.

Voltando ao início, Pintarolas é um culto, é boa disposição, é música desprendida de pretensiosismos e o pior pesadelo do amigo pseudo-intelectual que todos temos.
A conhecer.

"Vai João" tem 12 faixas e está disponível para download gratuito em http://www.pintarolas.org/
No site pode-se ainda ver o videoclip do 1º single - Hit de Verão que conta já com mais de 4 mil plays.



Sem comentários:

Enviar um comentário