terça-feira, 18 de janeiro de 2011

6 Guitarristas de Sempre


Descobri recentemente uma montagem que tinha feito com os meus seis guitarristas preferidos. A escolha foi feita numa base de preferência tanto pela qualidade, como pelo carisma e gosto pessoal em cada artista. Assim sendo, esta listagem não significa que são os seis melhores guitarristas de sempre, mas apenas os que mais gosto:

6 - Mike Rutherford dos Genesis:
Era impossível não colocar nesta lista o guitarrista daquela que é possivelmente a minha banda preferida. Mike passa muitas vezes despercebido porque tem um carácter calmo e pouco espalhafatoso. A verdade é que ele é o responsável pelo baixo da fase alucinante dos Genesis psicadélicos da década de 70. As suas guitarradas só ficaram conhecidas assim como sendo parte integrante dos Genesis Pop-Rock das decadas seguintes. Mike Rutherford é a guitarra de uma das melhores bandas de rock progressivo de sempre e o dono de vários solos que marcaram gerações, de forma diferente a uns Pink Floyd, mas também com imenso carisma.


5 - Billy Corgan dos The Smashing Pumpkins:
É óbvio que Corgan não é o guitarrista por excelência. Não é um músico conhecido por solos incríveis, nem guitarradas fantásticas. É sim o líder incontestável de uma das melhores bandas de sempre, os The Smashing Pumpkins. É ele o cérebro por detrás de toda a composição da banda, e pelo facto de também tocar guitarra, e bem, merece estar neste pseudo top.

4 - Richie Sambora dos Bon Jovi:
Sim, a maior parte vai dizer "um guitarrista de bon jovi aqui??". Pois bem, em resposta aconselho-os a irem ouvir as seguintes músicas e vão perceber porque é que o Richie Sambora é um grande guitarrista, galardoado várias vezes com o prémio de melhor guitarrista:
Hey God; You Give Love A Bad Name; Keep The Faith; Blaze of Glory; Wanted Dead or Alive; Só para enumerar as mais conhecidas.

3 - Carlos Santana
Santana é um dos mestres da guitarra sentimental. Diz quem o ouve, que é capaz de pôr a guitarra a chorar. Tudo é fantástico em Santana, desde os ritmos, a composição, as melodias. Santana é sem dúvida um dos mestres da guitarra, percorrendo vários estilos, do rock tradicional ao samba, funk ou até mesmo sonoridades latinas. Ao vivo até arrepia.

2 - Jack White dos The White Stripes e The Racounters
Jack White é na minha opinião um dos maiores génios musicais dos ultimos 20 anos da música. Ele é um criativo nato, que transforma em ouro tudo aquilo em que toca. Mas onde ele toca mesmo bem é na guitarra. Quando toca, Jack White quase que se une ao instrumento, rasgando-o e levando-o ao extremo. Quem o viu em 2007 no Alive sabe do que estou a falar... que génio!

1 - David Gilmour dos Pink Floyd
David Gilmour é o meu guitarrista preferido de sempre, e um dos meus músicos preferidos. Da minha perspectiva, ele é a alma dos Pink Floyd e a sua guitarra a responsável pelo sucesso sonoro dos mesmos. Gilmour trata a guitarra com afecto, e foi isso que o fez criar dos mais incríveis solos da música. De sorriso fácil, Gilmour é o mestre da técnica, sendo capaz de fazer a guitarra exprimir sentimentos e emoções. Quem não se arrepia ao ouvi-lo tocar?

Sem comentários:

Enviar um comentário