segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Goldfrapp - Head First (2010)




"Rocket" é o primeiro single extraído deste novo álbum do duo Goldfrapp. É também a primeira música do cd, que dá o mote as restantes. A escolha por esta música não pode ser aleatória, pois "Rocket" mistura bem a essência deste álbum. Os Goldfrapp são conhecidos por duas fases um pouco distintas: na primeira ( Seventh Tree e Felt Mountain" temos uns Goldfrapp mais introspectivos, numa onda trip-hop e ambiental; na segunda fase (Black Cherry e Supernature) a música torna-se mais irrequieta e faz-nos abanar as ancas, torna-se electronica e muito dançante.
Este "Head First" pertence mais à segunda fase, mas mesmo assim ainda tenta aspirar a criar um ambiente mais trip-hop, falhando redondamente. "Rocket" é a mistura desses dois estilos, resultando muito bem numa música que ficará inevitavelmente nas nossas cabeças, por bons ou maus motivos. É uma música muito alegre, dançante e também muito ao estilo do Dream Pop.
Os Goldfrapp foram mestres nas duas fases, tanto fazendo-nos dançar, como criando ambientes místicos e espirituais, muito muito calmos. Porém, este álbum peca por uma coesão de ideias. Não há bem uma definição de estilo e as músicas tornam-se repetitivas.
"Believer" ( segunda faixa do álbum) tenta fazer-nos vibrar, mas de forma algo sonolenta e banal. Não existe bem uma ligação musical, ou melhor, existe, mas vive da repetição, sem que se torne interessante. Todas as faixas são medianas se analisadas separadamente. Como todo o álbum falha, e não nos consegue remeter para os sucessos anteriores desta fantástica banda.
Os Goldfrapp são várias coisas, mas aqui não se percebe bem o que são, além de uma tentativa de fazerem pop comum, mas sem terem ferramentas para tal, porque são uma banda de electronica/trip-hop.
Há no entanto coisas positivas neste álbum: primeiro o facto de não existir nenhuma faixa má; depois o facto de ter algumas faixas bastante positivas, como "Rocket", "Dreaming" e"Voicething". Além disto, se esquecermos os anteriores álbuns, conseguimos vibrar com este, mas isso seria como esquecer o resto da história mundial e vibrar com a tirania.
"Head First" não é um mau álbum, mas não é aquilo que se esperava de uma banda incrivelmente talentosa e que tanto nos tem feito vibrar nos últimos anos.
Atenção que é já nesta Quarta o concerto no Coliseu de Lisboa! Vai de certo valer a pena!




Videoclip de "Rocket":

Sem comentários:

Enviar um comentário