domingo, 5 de setembro de 2010

Brothers de Jim Sheridan, 2009





"Brothers" é o último filme de Jim Sheridan, realizador responsável pelo magnifico "In America". Em Brothers, Jim criou personagens incrivelmente complexas, do ponto de vista humano, sentimental e emocional. Arrisco-me a dizer que criou três dos melhores personagens dos últimos 5 anos do cinema. Por seu lado, a história não acompanha a qualidade das interpretações, sendo algo básica e pouco desenvolvida. Isto impede o filme de ser extraordinário.
Que dizer das interpretações de Natalie Portman, Tobey Maguire ou Jake Gyllenhaal? Ou até mesmo dos actores secundários e das duas pequenas actrizes? É incrivel a forma como cada actor encarna na perfeição o personagem, como é capaz de nos transmitir emoçoes e sentimentos tão dispares da nossa realidade, mas que nos são apresentadas de forma tão densa, tão dramática, tão profunda, que nos faz sentir essa mesma realidade.
Jim Sheridan criou aqui um grande filme, muito bem filmado e muito bem dirigido, contudo não desenvolveu 'a' história necessária a este filme, e é sem dúvida uma pena, porque temos apenas um bom filme, com interpretações simplesmente soberbas!
Natalie Portman confirma-se como uma das melhores actrizes dos últimos anos ( e que vontade de ver o Black Swan, de Darren Aronofsky, que estreia brevemente), e Tobey Maguire surpreende, ao desempenhar um papel insano e cegamente no limite.


2 comentários:

  1. reduzir a carreira do Jim Sheridan ao In America é desconhecedor de uma grande carreira.

    ResponderEliminar
  2. Caro David. Este meu texto aborda sucintamente a minha opinião ao filme "Brothers" e não à filmografia de Jim Sheridan. Concordo consigo na parte "grande carreira", pois Sheridan tem sem dúvida filmes grandiosos, tais como "In the name of the father" ou "The Boxer". Contudo, a referência única ao "In America" prende-se com o facto de ser o filme mais próprio e pessoal do realizador, visto que aborda a história de uma familia irlandesa que vem viver para a América, tal como Jim Sheridan na sua juventude. Como se trata de um texto sobre "Brothers" e não sobre a filmografia de Sheridan, achei adequado referir apenas o filme mais directo da sua obra, sem querer diminuir toda a sua carreira, que é sem dúvida grande e com imensa qualidade.
    Como pode ver, não há nenhum desconhecimento da grande carreira do realizador, mas apenas um propósito que se prende com a intenção de quem escreve.
    De qualquer modo agradeço o comentário, continue a visitar este blog.

    ResponderEliminar