domingo, 5 de setembro de 2010

Mad Max 2: The Road Warrior



Mad Max 2: The Road Warrior é a segunda parte da famosa trilogia "Mad Max", essa que impulsionou Mel Gibson para a fama.
As diferenças do primeiro para o segundo filme são imensas, e prendem-se basicamente com a evolução do personagem principal.
No primeiro filme assistimos à felicidade do personagem, que acaba destruída. A sua reconstrução não evolui e torna-se apenas um personagem deambulante, sem grande reacção e interesse. A história é também banal e não consegue remeter-nos para nenhuma questão moral, além das explicitamente usadas. E estas são as principais diferenças para Mad Max 2, onde o personagem de Mel Gibson é denso e bem construído, sendo a sua interpretação muito melhor conseguida do que no primeiro filme. A nível social temos também um alerta para vários factores: primeiro o da questão petrolífera, como razão de todo o sustento humano na civilização actual; depois o da questão social, da liberdade utópica, que leva apenas à destruição e nunca à harmonia perfeita.
Mad Max 2 não é um filme intelectual que aborde questões sociais através de metáforas, é um filme directo, de acção, que por consequência nos alerta para questões urgentes e necessárias a qualquer sociedade, ainda mais a nossa, tão corrompida pelo poder, tão cega pelo petróleo.
Por tentar ser simples e directo, o filme ganha bastante, tornando Mel Gibson um verdadeiro actor, e abrindo caminho a uma série de filmes pós-apocalípticos, que nunca conseguiram ser tão bons quanto este, por tentarem chegar sempre mais alto e nunca conseguirem cumprir as expectativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário