segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

The Walking Dead - O Fenómeno


Um pouco por toda a parte a série "The Walking Dead" tem sido um fenómeno de audiências. Criaram-se fóruns na internet sobre a série e e a BD. A série tem sido capaz de manter as expectativa dos espectadores e a qualidade do primeiro episódio, tendo terminado a primeira season no fim de semana anterior.
A questão que se prende com esta análise é: Será "The Walking Dead" algo assim tão extraordinário?

Adaptada da banda desenhada homónima, esta série tem feito furor um pouco por todo o lado. A premissa é simples e igual a uma outra qualquer história de zombies. O protagonista acorda num hospital arrasado por algo e descobre que o mundo está mergulhado num verdadeiro apocalipse, onde os zombies reinam por toda a parte, matando pessoas e gerando o caos por todo o lado. A sua única vontade é encontrar a sua família ( e consegue-o logo no segundo episódio). Esta simples premissa vai-se desenvolvendo ao longo dos seis episódios, mas sem criar algo realmente novo. A trama dos episódios prende-se com o imediato e não com questões filosóficas ou enigmáticas a serem descobertas mais tarde. Esta é a principal diferença para séries tipo "Lost". Pode então o leitor pensar que é pela acção em si que a série ganha pontos, mas não. A acção é simples e a violência eficaz. Apesar de abusar em sequências sangrentas (e necessárias numa série deste tipo), "The Walking Dead" não é nenhum filme de terror e muito menos uma série de acção frenética. A história principal baseia-se nas relações humanas entre os vários personagens e na questão de sobrevivência. Sim, é igual a qualquer outra história de zombies.
Então porque é que esta resulta tão bem? Porque é que esta série tem sido capaz de juntar mais e mais fãs ao seu núcleo? Penso que a razão se prende com o todo da série e não com partes individuais, porque como já referi, a história é simples, a acção é bem medida e não existem momentos de terror. Contudo, a série tem todos os elementos necessários para funcionar e agarrar o espectador, sem que abuse demasiado de algo, ou seja, tem uma boa história, que se vai revelando interessante conforme se vai desenvolvendo; tem bons personagens, que interagem de forma amistosa ou violenta entre si, dando momentos de verdadeiro interesse; é bem filmada, tem cenas bem montadas e joga bem com o quanto a história se deve desenvolver por episódio. Por tudo isto, "The Walking Dead" é uma série que funciona tão bem e que se criar em nós a sensação enorme de mistério e novidade, vai mantendo-nos interessados pela sua simplicidade e violência gratuita.
Sem dúvida uma boa oferta televisiva que tem tudo para continuar a manter-nos interessados!

Sem comentários:

Enviar um comentário