domingo, 19 de dezembro de 2010

Linda Martini + I Had Plans no MusicBox

Com o concerto marcado para a meia noite, por volta das 23h eram já muitas as pessoas que faziam fila à frente do MusicBox à espera que as portas se abrissem e dessem lugar a um espaço quente e acolhedor em contraste com a temperatura fria e a chuva miudinha que se fazia sentir cá fora. Sem bilhetes para vender à entrada, visto que durante o dia os poucos bilhetes que restavam acabaram por esgotar, a entrada foi feita a um ritmo lento, mas sem que isso parecesse incomodar muito quem lá estava, já que a ansiedade e a animação por poder ver ou rever uma das bandas nacionais do momento, servia para superar a espera, o frio, a chuva, o vento e o que lá mais viesse.

E afinal até havia motivos extra para isso, a noite era de festa, e estava a ser gravada para a posterioridade, uma vez que este concerto estava inserido no Club Docs, um programa produzido pelo MusicBox e que contempla umas entrevistas e a gravação de um concerto ao vivo.

Os I Had Plans, desconhecidos para muitos apesar de já existirem há alguns anos, e de já contarem inclusive com algumas tours europeias no currículo, foram a banda convidada pelos Linda Martini para iniciar a noite, e não comprometeram. Compostos por alguns elementos de outras bandas mais conhecidas no panorama underground nacional, como If Lucy Fell ou Lobster, estes I Had Plans revelam-se em palco com uma tremenda energia, seja ela imposta pela guitarra de Rui Carvalho, pela percussão de Ricardo Martins ou até pelos berros de Iuri Landolt. Foi um set curto mas intenso, o suficiente para aquecer e fazer esquecer o frio trazido do exterior.

I Had Plans @ MusicBox (18-12-2010)


Terminada a actuação dos I Had Plans, era altura dos Linda Martini entrarem em palco, um a um foram assumindo as suas posições, e pouco depois ouviam-se os primeiros acordes de Elevador, uma das músicas do último álbum da banda, Casa Ocupada.
Começou assim a comunhão entre banda e público, algo já habitual nos concertos desta banda, sempre muito acarinhada pelos seus fãs, é quase incrível a forma como se vive um concerto deste tipo, paira no ar um sentimento mútuo de admiração quase palpável, que bem mais saudável que outras coisas que pairavam pelo ar, tornam assim único cada momento vivido naquele espaço de tempo em que a música comanda tudo.
Com uma setlist algo diferente daquela apresentada no LUX, o que seria de esperar visto que os moldes e objectivos deste concerto eram outros, a banda percorreu todos os seus registos editados, desde o seu primeiro EP, representado por exemplo pelo tema Efémera e Este mar (já no encore), passando pelo Marsupial, que tinha ficado um pouco esquecido nas últimas apresentações ao vivo, e sem esquecer claro os dois longa duração, Olhos de Mongol e o mais recente Casa Ocupada.
Como já começa a ser hábito também, a banda esteve irrepreensível, e apenas talvez o som não estivesse por vezes nas melhores condições, nada que afectasse por aí além uma actuação tão intensa quanto seria de esperar, com uns Linda Martini bem soltos e a sentirem-se como peixe na água em palco.
O concerto acabaria eventualmente por se aproximar do fim, e pseudo-encerrou com O amor é não haver polícia, uma vez que ainda havia um encore de duas músicas para deleite dos presentes, como já referi atrás, uma das músicas que ainda havia para tocar foi a Este mar, e à qual se seguiu o novo hino-encerra-concertos-em-apoteose da banda, Cem metros sereia, foi entoada por todos, e juntou em palco vários amigos presentes (de uma forma mais comedida que em outras ocasiões, já que o espaço em palco não é muito) para os coros finais: "Foder é perto de te amar / se eu não ficar perto".

Linda Martini @ MusicBox (18-12-2010)


Setlist:
1. Elevador
2. Mulher-a-dias
3. Efémera
4. Nós os outros
5. Amigos Mortais
6. Dá-me a tua melhor faca
7. Juventude Sónica
8. Belarmino vs
9. Amor combate
10. Cronófago
11. Partir para ficar
12. As putas dançam slows
13. Ameaça menor
14. O amor é não haver polícia

Encore:
15. Este mar
16. Cem metros sereia

1 comentário: