terça-feira, 22 de março de 2011

MONSTRA 2011 - Festival de Animação de Lisboa

Começou ontem, dia 21, o MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa - e o inicio não podia ser mais prometedor. Com uma retrospectiva Holandesa e Japonesa, sendo que estes dois países serão o ex libris de todo o Festival, o MONSTRA aprsentou-se com uma agenda cheia, longas e curtas metragens, workshops, entre muitas outras coisas. O Festival cresceu e isso nota-se de ano para ano, com salas cada vez mais cheias e públicos cada vez mais diversificados.
Ontem o São Jorge também estava cheia para a Sessão de Abertura do Festival.
Que melhor forma de explicar como foi o inicio do Festival? Bem, foi um espetáculo de luzes produzido por dois japoneses. Basicamente o público tinha que apontar uma luz para o palco que seria fotografada várias vezes de forma a produzir o efeito desejado. A verdade é que os japoneses conseguiram pôr toda a sala a mexer os braços, agitando fugazmente as suas lanternas ou telemóveis.
A apresentação do Festival ficou a cargo de Luis Franco Bastos, o jovem responsável por excelentes imitações de Alberto João Jardim, Cristiano Ronaldo, Cavaco Silva, entre outros. A verdade é que o artista soube cativar o público e entreteu toda a sala do São Jorge.
Fernando Galrito, o responsável por este festival, falou bastante de tudo o que envolve a criação de um festival internacional deste gabarito, mas a melhor parte era mesmo quando Luis Franco Bastos o interrompia e "gozava" com a situação.
De seguida foram apresentadas quatro curtas de um dos maiores nomes da animação mundial, Michael Dudok de Wit.
No geral a sessão de abertura foi bastante boa e faz perspectivar um festival em cheio.
O Arte-Factos alia-se a este Festival e vai trazer-lhe reviews de várias curtas e filmes que serão exibidos no festival.
Da vossa parte, façam o favor de aproveitar este magnifico festival!

Sem comentários:

Enviar um comentário