terça-feira, 29 de março de 2011

Marte - Nova banda de Rock Progressivo

Quer se queira ou não, a cidade de Setúbal tem sido responsável pelo nascimento de bandas/músicos bastante talentosos que se espalham por todo o país e criam verdadeiros núcleos de fãs em várias cidades, ou até mesmo por todo o país. Exemplos como More Than A Thousand, The Doups, Mazgani,Hills Have Eyes e Ella Palmer, são apenas alguns entre muitos. Entretanto a nova vaga de bandas tem crescido e algumas começam já a dar que falar.
E é exactamente de uma dessas novas bandas que venho aqui falar hoje.
Chamam-se Marte e tocam rock progressivo como não ouviamos há muitos anos. Daquele "old school" bem ao estilo dos Genesis de Peter Gabriel ou dos King Crimson. É verdade, Setúbal está a mudar e o estilo musical da cidade também.
Os Marte, formados este ano, contam com três membros dos ex-Monogono (Renato Sousa, Daniel Domingos e Gonçalo Santos) e Francisco Caetano, ex-vocalista e guitarrista dos Porn Sheep Hospital. Destas magnificas e já extintas bandas surgiram os Marte, um projecto completamente novo.
O seu estilo não podia ser mais óbvio, o rock progressivo que tanto encantou nos anos 70. Na música dos Marte esse rock progressivo continua clássico mas agora bem fresco, redefinido, apesar de não ter perdido as suas influências.
As três músicas que ouvi definem-se também por serem de rock espacial, bem ao estilo clássico. Todas as músicas são viciantes e altamente bem produzidas, tanto do ponto de vista técnico como melódico.
Apesar de não terem vocais, os Marte conseguem cativar-nos bastante e criar um ambiente fantástico, próprio de um qualquer filme de ficção cientifica dos anos 70/80.
Setúbal produziu ouro novamente, agora é aproveita-lo.
Atenção, estão perante uma pérola fantástica que só comprova uma vez mais que a música feita em Portugal já está ao mesmo nível, ou num patamar acima ao que se produz lá fora.
Senhoras e senhores, eis os Marte:

Facebook:
http://www.facebook.com/pages/Marte/200930896597148

Página do Soundcloud:
http://soundcloud.com/martebandrock

Sem comentários:

Enviar um comentário