segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Parkway Drive no Santiago Alquimista

Poderoso, estrondoso, intenso, apaixonante, emotivo! Estas designações serviriam perfeitamente para caracterizar o concerto dos australianos Parkway Drive no Santiago Alquimista no passado domingo. Mas já lá vamos. Primeiro vamos focar-nos nas duas bandas de abertura.

Os Dont Disturb My Circles tiveram o privilégio de abrir o primeiro concerto dos Parkway Drive em Portugal, numa sala completamente a abarrotar. Num cenário humano perfeitamente hardcore/punk, que misturava lenços, fatos de treino, caps, muitas tatuagens e t-shirts de bandas nacionais, os Don't Disturb My Circles deram o mote para uma grande noite de peso, mas sofreram muito por serem a primeira banda. Apesar do empenho, foi difícil pôr o público a suar. Tentaram agitar o público com o seu som característico, mas foi complicado. Não há dúvidas que tentaram, mas apesar do seu cabedal musical, o público não reagiu grandemente, muito devido a serem a primeira banda.

Don't Disturb My Circles @ Santiago Alquimista (28-11-2010)


Quanto aos Reality Slap, a realidade foi algo diferente. Aproveitando o aquecimento prévio dos Don't Disturb My Circles e uma maior envolvência com o público, a banda de hardcore/punk criou, juntamente com os inúmeros fãs presentes, coros imensos de coesão, de singularidade e união musical. Os Reality Slap são cada vez mais acarinhados pelo público português, e isso reflectiu-se no domingo pela forma entusiasta como o público reagiu. A união entre o público e a banda, que incentivou à rebeldia e às filosofias "hardcorianas" da banda, conseguiu criar um ambiente fantástico, perfeito para o espectáculo que estaria a chegar.

Reality Slap @ Santiago Alquimista (28-11-2010)


A entrada dos Parkway Drive em palco foi algo memorável, que fez agitar toda a sala do Santiago Alquimista. Esta banda era esperada há muitos anos em Portugal. Finalmente em 2010 tivemos a oportunidade de assistir ao que já se esperava ser um grande concerto. Contudo, não foi grande, foi enorme e cheio de energia.
Winston McCall, vocalista e líder incofundivel desta banda de Metalcore, rapidamente se misturou com o palco e conseguiu criar uma enorme união, um sentimento de emoção constante de música para música. O público esse, estava louco! O mosh era algo sempre presente e já não se distinguia o palco do resto da sala. Pessoas e pessoas infinitas subiam ao palco para se mandarem ao público ou apenas cantarem ao lado de Winston. Este foi um daqueles concertos inesqueciveis para quem o presenciou, seja fã máximo ou apenas ouvinte casual, é impossivel ficar indiferente à atitude desta grande banda.
O concerto foi pequeno mas não desiludiu em nada, e teve direito ao tão óbvio encore, seguido de vários coros do público. Aliás, as partes em que o público se fundia vocalmente com Winston foram o momento alto da noite, demonstrando que Portugal sempre esteve a par desta grande banda e sempre os acarinhou de forma especial.
Percorrendo vários temas como "Dead Man's Chest" e "Deliver me", Winston conseguiu emocionar-se em várias oportunidades, elogiando Portugal como um dos sitios mais fantásticos por onde tinham passado.
A verdade é que Portugal sentiu o concerto de forma especial, e os Parkway Drive sentiram toda essa energia, canalizada num espetáculo imenso, envolvente a nível musical e artístico.
Os fãs de Metalcore que estiveram presentes ontem no Santiago Alquimista tiveram a oportunidade de assistir a uma das bandas do momento no panorama internacional dentro do género.
Quem lá esteve sabe como foi, e melhor não podia ter sido!

Parkway Drive @ Santiago Alquimista (28-11-2010)



Texto: João Miguel Fernandes
Fotos: Hugo Rodrigues

1 comentário: