segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Katatonia + Before the Rain @ Incrível Almadense

Numa noite em que as temperaturas desceram a pique, a massa metaleira não se fez rogada e perenigrou até um dos pontos que mais concertos de peso recebe, o Incrível Almadense. Desta feita esperava-se uma das bandas mais respeitadas e emblemáticas do Doom Metal, os suecos Katatonia, que levam já quase 20 anos de carreira e trazem o novíssimo Night is the New Day.

A banda já tinha passado por Portugal em ocasiões anteriores, como no festival Vagos Open Air, no ano passado, em 2007 com duas datas, no Teatro Sá da Bandeira e no Paradise Garage e ainda na sua estreia em 2003, no Barroselas Fest.

Before the Rain (PT)



A banda de abertura, Before the Rain, forneceu um bom aquecimento aos que iam chegando ao recinto, directos de uma noite gélida. Portugueses, setubalenses, tocam doom metal, com solos de guitarra poderosos, e souberam dar o pontapé de saída de uma grande noite de sons pesados. Conseguiram arrancar do público bons headbangs, e uma boa recepção.



O público pedia por Katatonia, e finalmente a banda entra em palco, arrancando bajulações. Arrancam com "Day an Then the Shade", e "Liberation", ambas extraídas do recente registo. Seguidamente, um dos hinos do grupo, "My Twin", faixa do albúm The Great Cold Distance, de 2006. De resto, foi nestes dois albúns que recaíu a escolha do alinhamento da noite.

Katatonia (SE)



Depois de "Onward Into Battle", "Omerta", ou "Saw You Drown", canções de respeito, "The Ghost of the Sun", de Viva Emptiness (2003) põe novamente todos os presentes em uníssono, num regresso ás memórias. Segue-se a poderosíssima "Evidence"", outra retirada do mesmo albúm, ainda o público não tinha tido tempo de acalmar. Mais um tiro certeiro com "Criminals", também do albúm de 2003. A primeira parte do alinhamento é fechada com "July", o porta-estandarte de The Great Cold Distance.



O público até aqui já muito que entoou todas as letras, e muito que abanou a cabeleira, mas todos querem mais um bocadinho.



A banda regressa para o final, atirando "Forsaker", "For My Demons", e "Leaders", pondo todos a agitar a cabeça, a cantar, e a gritar pela banda. É esta reacção aquilo que se chama mérito, respeito e devoção, e o que uma banda com 20 anos de devoção merece de uma audiência. Entrega.

Alinhamento:

1.Day and Then the Shade
2.Liberation
3.My Twin
4.Onward Into Battle
5.The Longest Year
6.Soil's Song
7.Omerta
8.Teargas
9.Saw You Drown
10.Idle Blood
11.Ghost of the Sun
12.Evidence
13.Criminals
14.July

Encore:
15.For My Demons
16.Forsaker
17.Leaders

Sem comentários:

Enviar um comentário