quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Discurso do Rei, de Tom Hooper, 2010


O Discurso do Rei
Tom Hooper, 2010



O Discurso do Rei retrata a história real do Rei George VI (Colin Firth), pai da Rainha Isabel II, e do seu constrangedor problema de gaguez, numa época em que a guerra nazi ganhava terreno e era necessário um governante que transmitisse segurança e esperança aos ingleses. A esposa, Elizabeth (Helena Boham Carter), após terem procurado vários médicos, que deram em resultados nulos, encontra o terapeuta da fala pouco convencional, Lionel Logue (Geoffrey Rush). Ele torna-se amigo e psicólogo de George, ajudando-o com toda a dedicação, numa altura em que tem que assumir a coroa, após a abdicação do seu irmão David (Guy Pearce).


O elenco é de luxo, com Colin Firth a assumir o controlo, seguido de actores secundários de renome: Helena Boham Carter (Sweeney Todd, Fight Club), Geoffrey Rush (Elizabeth, Frida, Os Piratas das Caraíbas) e Guy Pearce (O Conde Monte Cristo, Memento).


Colin Firth interpreta a personagem principal com genialidade, mostrando que é um justo candidato ao óscar de "Melhor Actor" deste ano. Consegue demonstrar, apesar da dificuldade técnica acrescida, um rei carismático, ainda assim, transtornado e com baixa auto-estima, que passa por muita pressão e dificuldades na sua batalha contra a incapacidade de expôr um bom discurso. E além disso, é surpreendente ouvir a gravação original do discurso de George VI, e compará-lo à interpretação de Firth. A semelhança é abismal. Geoffrey Rush, por sua vez empresta na sua personagem os jeitos humorísticos e dá leveza ao filme. O filme é um dos nomes fortes para os Óscares de 2011 que se realizam a 27 de Fevereiro, sendo o filme mais nomeado, no total, em 12 categorias, entre as quais a de "Melhor Actor", "Melhor Filme" e "Melhor Actor Secundário" e "Melhor Actriz Secundária".

Discurso Original de George VI:


Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário