quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Blue Valentine, de Derek Cianfrance, 2010


Blue Valentine
Derek Cianfrance, 2010



O cinema actual mainstream foi-nos habituando a histórias de amor que não passam de mais do mesmo. Duas pessoas encontram-se, amam-se, encontram um obstáculo qualquer, odeiam-se, não resistem e voltam um para o outro, sendo felizes para sempre. No fim, geralmente sai-se da sala a pensar "Quem me dera que me acontecesse a mim", e com o coração cheio de esperanças que aquilo por mero acaso um dia possa acontecer também nas nossas vidas. Estas utopias criam-nos sempre o pensamento de algo idílico, têm como função pungir nas pessoas esperanças de que os seus corações fracassados ainda podem ver a luz, que nada é impossível. Ou, por outro lado, que algo pode durar para sempre, após o final (feliz) do filme.


Neste caso assistimos a Blue Valentine e damos por nós a recordar momentos nos quais já estivémos, medos, esperanças, erros, e a pensar "Aquela personagem podia ser eu". É uma historia que comove, porque se pode encontrar num pouquinho dela em todos nós. Agarra, porque é uma realidade para muita gente, e qualquer pessoa pode ser uma daquelas personagens, alguma vez na vida.


Dean (Ryan Gosling, The Notebook ) e Cindy (Michelle Williams, Brokeback Mountain) estão casados há alguns anos, e têm uma filha, Frankie. O casal atravessa uma fase de exaustão na relação, onde a rotina começa a moer os sentimentos. Cindy trabalha como enfermeira num hospital, e Dean sente-se contente com o seu trabalho de pintor de casas. Cindy, cansada de todos os dias serem iguais, frustra-se com a falta de ambição de Dean, e começa a questionar-se se fará sentido ainda estarem juntos. Dean, no entanto sente-se feliz por ter uma família que ama, apesar de terem uma vida modesta, e tenta reacender a chama de Cindy.


Numa dessas tentativas, começamos a assistir aos flashbacks do enamoramento do casal, há anos atrás, e de como tudo começou. E durante todo este processo encaramos a história como se fosse a nossa.

A banda sonora ficou a cargo dos Grizzly Bear. Blue Valentine obteve muita atenção no Festival de Cannes, Sundance, e Toronto e foi também nomeado para os Globos de Ouro, na categoria de Melhor Actriz e Actor Dramáticos. Michelle Williams concorre ao Óscar de Melhor Actriz.


Sem comentários:

Enviar um comentário