terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Morreu Maria Schneider



Uma das mais emblemáticas actrizes dos anos 70, faleceu no passado dia 3, vítima de cancro, aos 58 anos.

Maria Schneider ficou conhecida especialmente por interpretar Jeanne ao lado de Marlon Brando, no controverso filme O Último Tango em Paris. Tinha apenas 19 anos quando teve um desempenho fenomenal no filme polémico de Bernardo Bertolucci, substituindo Dominique Sanda, que engravidara entretanto.


Em Portugal, o filme foi censurado e só iria estrear em 1975 no Cinema São Jorge, após o 25 de Abril. O filme dividiu a crítica, pois tinha cenas de sexo explícito, linguagens muitas das vezes fetichistas e constantes nus.. Para a época foi um ponto de viragem no que toca à abordagem da sexualidade no cinema. Schneider assumiu mais tarde, que fazer aquela personagem tinha sido o maior erro da sua vida, e que Bertolucci era "um bandido e um chulo". E chegara mesmo a dizer que "nunca se deve tirar a roupa para um homem de meia idade que diz estar a filmar arte." A partir daí, a actriz recusou-se a filmar mais cenas de nu, com receio de não ser vista enquanto actriz mas como acessório sexual.

Em 1975 contracenou ao lado de Jack Nicholson, em Profissão : Repórter, de Michelangelo Antonioni, mas o sucesso que conseguiu foi abafado pelos problemas com a droga e a tentativa de suicídio. Nos anos seguintes continuou a trabalhar em papéis pequenos, sendo o seu último filme O Cliente de Josiane Balasko (2008).

Sem comentários:

Enviar um comentário