quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Twin Shadow - Forget (review)


Twin Shadow é o nome do projecto de George Lewis Jr., um dos músicos americanos que mais tem dado que falar desde o último ano.

Foi em 2010, que pelo nome de Twin Shadow, George Lewis Jr. lançou o álbum Forget, o primeiro e único trabalho editado até à altura e um dos projectos mais aclamados do ano pela crítica musical especializada.

Forget é o álbum que tem trazido a George Lewis Jr. todo um reconhecimento musical deveras merecido.

Co-produzido por Chris Taylor dos Grizzly Bear, Forget assume-se como um álbum completo, trazendo até nós o new wave, o pop e a música electrónica instantaneamente.

Com o toque mágico da produção de Chris Taylor, Forget é um disco que soa a novo e cheira a fresco. Os arranjos impecáveis, dignos de uma pós-produção no mínimo exemplar, a harmonia dos instrumentos e ainda as letras metafóricas, mas singelas, são alguns dos motivos pelos quais Forget se afirmou como um dos melhores álbuns de 2010.

Para além do carácter metafórico, Forget é um álbum que traz ao de cima o synth pop. In My Heels puxa para a dança e When We’re Dancing torna-se um hino quando se quer saltar sem sair do chão. Acontece o mesmo com For Now, faixa que funciona como um autêntico revivalismo da música electrónica característica dos anos 80.

A diversidade das faixas é provavelmente a melhor pérola que Twin Shadow nos traz. Encontra-se um new wave disfarçado de música electrónica em Yellow Ballon e Tether Beat, faixas com sonoridades no mínimo diferentes, inesperadas, viciantes até, onde podemos rever até um pouco da sonoridade típica dos projectos de Ariel Pink.

Castles In The Snow assume-se provavelmente como a melhor faixa do álbum. Nostálgica e quase sinistra, a letra de Castles In The Snow não é poética ou romântica propositadamente. Não sabemos muito, a ideia é não saber, mas sabemos que é uma faixa sentida e isso ouve-se na voz de George Lewis Jr. e também no som das guitarras.

O álbum encerra com a faixa homónima, a música Forget, que dá o nome ao álbum. É aqui que se parece entender todo o conceito do disco, todo o seu propósito.
Forget, uma faixa já mais fiel ao post-punk. Curioso que tal como Forget, a faixa que encerra o álbum, também Tyrant Destroyer, a faixa que abre o álbum, possuem este carácter mais profundo, mais complexo, mais experimental, típico do revivalismo post-punk.

É um abrir e um concluir nostálgico e íntimo, mas que não se cerra em si. Dá-nos, pelo contrário, todas as potencialidades da música alternativa num único álbum, o que também confere, sem dúvida, a este projecto toda uma qualidade inabalável.

Twin Shadow tem já dois concertos agendados para Portugal. O aclamado George Lewis Jr. toca a 25 de Maio na discoteca Lux e a 26 de Maio no Teatro Municipal Vila do Conde.


Sem comentários:

Enviar um comentário