sábado, 19 de fevereiro de 2011

True Grit, dos irmãos Coen, 2010


True Grit
Coen Brothers, 2010

O início de 2011 fica marcado pela chegada ao cinema nacional de verdadeiras obras primas. Esta semana foi a vez de True Grit, o mais recente filme dos irmãos Coen.

Adaptado de um romance com o mesmo nome publicado em 1968 por Charles Portis, True Grit é um Western que conta a história de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), uma destemida e irreverente jovem de 14 anos que acabou de perder o pai, assassinado e roubado pelo cobarde Tom Chaney. (Josh Brolin) Decidida a vingar a morte do pai, Mattie Ross recorre aos serviços de um impiedoso e alcoólico Marshal, Rooster Cogburn (Jeff Bridges). Entretanto, um Ranger do Texas, LaBoeuf (Matt Damon), chega à cidade no encalço de Chaney. Juntos, partem à procura do vilão.



Este filme é a segunda adaptação do romance, tendo a primeira sido realizada em 1969, contando com o rei dos westerns, John Wayne, no papel do Marshal. Desta vez, o papel ficou a cargo de Jeff Bridges que faz aqui uma interpretação brilhante. No papel de Mattie Ross, apresenta-se Hailee Steinfeld, uma novata que de repente se assume como uma das fortes candidatas aos Óscares. Aliás, todo o filme se assume como um forte concorrente ao Prémio Máximo do Cinema, contanto com 10 nomeações, entre elas Melhor Filme e Realizador.


Num fim de semana chuvoso como este, aconselha-se a ida ao cinema mais próximo. Deste filme podem esperar as características de violência que os irmãos Coen habitualmente dão ao seu filme, sempre acompanhadas por um humor negro desmedido, muito acentuado pela forma brilhante como Jeff Bridges interpresa o seu papel.

Sem comentários:

Enviar um comentário