quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A nova Musa - Natalie Portman


Natalie Portman está actualmente no topo da sua carreira. É convidada para todos os projectos de sucesso e tudo quanto possa movimentar dinheiro. Além do seu género, o dramático, a actriz tem explorado agora também o da comédia, tornando-se mais versátil. A maior diferença entre Portman e o resto das Musas passa pela sua simplicidade. Portman é doce, genuína e entrega-se de tal forma aos personagens que é capaz de transforma-los em algo muito melhor do que o presente no guião (palavras de Aronofsky).
Há algo de curioso na evolução de Portman. Não creio realmente que tenha evoluído muito como actriz. Em 26 filmes da actriz não vi 5. Portman sempre foi natural, genúina e doce. Sempre foi aquela actriz que criou uma personalidade própria, que se manteve de filme para filme.
O seu primeiro filme é das minhas representações preferidas. Falo de "Leon, le profissionel", de Luc Besson. Desde o seu primeiro filme Portman demonstrou ter garra suficiente para agarrar qualquer papel. Desde aí nunca enganou, as suas participações filmicas transformaram qualquer filme banal numa obra maior. Não é aquela actriz que dê imenso nas vistas, mas é uma excelente actriz, que representa de forma demasiado real para ser reconhecida como uma actriz complexa.
Em "Black Swan" de Darren Aronofsky, chegamos ao culminar de todo o seu talento, mas se atentarmos em Leon, de 1994, as diferenças não são muitas.
Natalie Portman é uma actriz por excelencia, que é capaz de qualquer papel por simplesmente ser capaz de ser ela própria em qualquer situação. Poucas vezes se vê isto no cinema.
Aos leitores aconselho qualquer filme da actriz, até mesmo os novos "Star Wars".
Portman é daquelas actrizes que prima pela simplicidade, até na sua beleza, que é tão natural quanto as suas representações.

1 comentário: