domingo, 6 de fevereiro de 2011

LCD Soundsystem chegam ao fim

Foi ontem, dia 5 de Fevereiro, que, após várias ameaças por parte do líder James Murphy, os LCD Soundsystem anunciaram o seu fim, ainda que com um concerto de despedida marcado para dia 2 de Abril, em Nova Iorque.

Foi através do site oficial da banda que o anúncio foi feito: "Boa gente da Terra, os LCD Soundsystem vão dar o último concerto de sempre no Madison Square Garden a 2 de Abril. Vamos reformar-nos disto. Vamos embora. Andar para a frente. Mas, por uma só noite, vamos voltar a tocar com os nossos amigos e familiares durante quase três horas. Vamos tocar coisas que nunca tocámos e sair em grande".


Está assim posto um ponto final nesta aventura mágica iniciada por James Murphy que teve início em 2005, aquando da apresentação ao mundo do álbum homónimo. Foi com LCD Soundsystem que foi descoberta uma nova vaga de música de dança. Acrescentando à dança o rock, o pop, e a clarividência que muitas vezes a este tipo de música não tem. Os LCD Soundsystem revelaram-se uma das referências mundiais no que toca à música electrónica e, foi com esse estatuto que gravaram o segundo álbum: Sound of Silver. Aqui a fasquia foi ultrapassada e James Murphy juntou toda a sua criatividade às influências de Kraftwerk ou New Order, conseguindo grandes malhas como All My Friends ou a mais provocadora North American Scum. Sempre fieis a si mesmos, as letras reflectiam isso mesmo, em tom provocatório e irónico, James Murphy ia cantando realidades dançáveis. Foi no ano passado que os LCD Soundsystem lançaram This Is Happening, o último álbum dos nova-iorquinos. Mais uma lufada de ar fresco neste campo da música muitas vezes esquecido. James Murphy e companhia produzem um álbum considerado dos melhores do ano, contando com tudo o que já tinham mostrado de bom. O single Drunk Girls apela sarcasticamente à festa, um excelente hit apreciável por todos, mas, quando chegamos à faixa 6, em You Wanted a Hit, percebemos que o objectivo dos LCD Soundsystem não era fazer hits, mas juntar sonoridades de electrónica, rock, pop e o chamado dance-punk e conseguir música consistente que perdure durante os anos, capazes também de feitos menos alegres, Somebody's Calling Me é um dos vários exemplos de baladas electrónicas produzidas ao longo do tempo.

O cariz efémero da música de dança é contrastante com estes LCD Soundsystem. Uma despedida prematura, talvez. LCD Soundsystem, Sound of Silver, This Is Happening e mais uns bons punhados de remisturas ficam para a eternidade como marca de uma das bandas mais marcantes da última década.

Sem comentários:

Enviar um comentário