segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Capitão Magenta



Capitão Magenta é uma banda de covers de Setúbal. Uma frase algo humilde e discreta para toda a grandiosidade do grupo.

Um guitarrista e vocalista, um baixista e um baterista. Num espaço de hora e meia, tocam reggae, funk, soul, electro, rock, heavy rock, música africana e hip hop. No concerto que deram no Hard Rock Café de Lisboa, em Julho, tocaram pelo menos 3 músicas de cada um destes géneros musicais. Era incrível ver a facilidade com que passavam de um lado da barricada para o outro, como se não houvesse nenhum tipo de adaptação musical a fazer ao mudar radicalmente o estilo com que se canta e toca.

O guitarrista é um génio musical. Os solos que faz são de elevada qualidade, o material ao seu dispôr - leia-se a vasta pedaleira - é bom e bem usado ("talkbox", o "wah-wah", "delays", "chorus", muita distorção, pouca distorção). Tem um sentido musical muito único, dado o à vontade que tem em palco ao tocar e também ao cantar: a sua voz é também um dos grandes atributos da banda, sendo versátil e bem colocada.

O baixista e o baterista, sendo de elevado qualidade, acabam por ser ofuscados pelo front-man, apesar do facto de que, sem eles, a banda não teria o mesmo toque. São todos músicos que primam não só pela excelente técnica, mas ainda mais pela incrível versatilidade, ainda por cima tendo em conta que tocam as músicas num conjunto de "medleys". Não só usam uma gama variada de géneros musicais, como os misturam, dando assim um espectáculo muito abrangente e que agrada certamente a todos. É quase como se tocassem 6 ou 7 grandes músicas, quando no fundo são várias adaptações fundidas no mesmo intervalo de tempo.

No concerto que deram no Hard Rock Café, o público ficou imediatamente rendido. As surpresas com que era deparado ao longo da actuação eram mais que muitas, através de músicas inesperadas, transições originais e a própria transformação da banda em palco, para um conjunto de pura percussão. Os Capitão Magenta dão muito mais do que um show de covers, são já adaptações com um estilo muito próprio e único.

Sem comentários:

Enviar um comentário