domingo, 29 de agosto de 2010

Análise a um actor: Leonardo DiCaprio



Leonardo DiCaprio é o meu actor preferido destes últimos 10 anos. A razões prendem-se com a sua participação em filmes de génio, interpretando personagens complexos de forma perfeita.
Contudo, nos anos 90 Dicaprio apresentou-nos algumas pérolas, que brilharam devido às suas interpretações. Falo de "The Basketball diaries" e de "What's Eating Gilbert Grape". Em ambos DiCaprio surpreende e tem dois dos seus melhores papéis.
Foi porém a partir de Scorsese e Spielberg, com "Gangs of New York" e "Catch me if you can", nomeadamente, que DiCaprio consolidou essa sua arte.
Não há palavras para descrever DiCaprio no filme de Spielberg, o personagem é tão genial quanto absorvente, sendo capaz de nos mostrar um lado dramático intenso, e um personagem desvairado e despreocupado. Em "The Aviator", DiCaprio consegue, para mim, a melhor interpretação dessa década. Howard Hughes é um personagem perturbado, tão complexo do ponto de vista dramático, quanto do ponto de vista humano. Sem dúvida o seu melhor papel, sem dúvida uma das interpretações enormes do cinema em geral.
Em "The Departed" DiCaprio mostra-nos que é capaz de fazer de tudo o um pouco, ser mais dramático, ser mais sério, mais intenso. O seu personagem é alguém que é usado como uma máquina, mas que é capaz de pensar além disso e desenvolver-se ao longo do filme. Filme esse que é simplesmente genial.
"Blood Diamond" é um pouco menos entusiasmante que os restantes filmes, mas mesmo assim é bastante interessante. Aqui o personagem de DiCaprio é conduzido de forma algo artificial até um final previsível e forçado, mas porta-se de forma magistral em todas as outras cenas do filme.
"Body of Lies" e "Revolutionary Road" são as manchas cinematográficas desta década na carreira do actor. Não pelas suas interpretações, que até são boas, mas sim pela forma como os personagens são banais e os filmes fracos. Foi uma pena ver um actor tão bom perder-se no meio da mediocridade, mas mesmo assim ainda espantou em algumas cenas.
"Shutter Island" e "The Inception" voltam a trazer um excelente personagem para Dicaprio, mais no primeiro filme. É uma verdade que em cada filme de Scorsese que DiCaprio entra, este consegue os seus melhores papéis, mas é natural que seja aqui, num realizador que tanto puxa pelos seus actores.


Sem comentários:

Enviar um comentário