segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tiago Bettencourt & Mantha + Samuel Úria - Feira de Santiago em Setúbal


A Feira de Santiago (Setúbal) arrancou no passado Sábado. Com o cartaz bastante interessante. O Arte-Factos compromete-se a fazer a cobertura de pelo menos quatro concertos desta feira.
O primeiro foi no dia de abertura, e trouxe-nos Samuel Úria e Tiago Bettencourt & Mantha.
Samuel Úria que era um perfeito desconhecido para a maioria do público, tornou-se rapidamente figura de riso (no bom sentido) e entretenimento. O seu ar teatral, misturado com um ar naturalmente cómico, tornam todo o espectáculo muito mais interessante. Musicalmente temos várias misturas, passando pelos Blues, ao Rock e também a algo mais tradicional como o Fado. Mas é nas músicas energéticas, a fazer lembrar Wraygunn, que Samuel Úria marca pontos. Um espectáculo bastante divertido, que vai crescendo ao longo do tempo, tornando um aparente desconhecido em alguém que queremos ali, em cima do palco, por mais tempo.
Confesso que andei afastado do trabalho de Tiago Bettencourt desde a sua saída dos Toranja. Portanto é óbvio que ao ver um concerto do 'novo' Tiago com os Mantha, só posso ficar completamente surpreendido. As músicas calmas e tristes deram agora lugar a um rock virtuoso, que ambiciona entrar por novos caminhos, tanto os do rock progressivo como alternativo. As novas músicas estão carregadas de energia, maior complexidade e agressividade.
E toda a gente ganha, Tiago segue por este novo caminho com toda a confiança, parecendo que sempre fez algo do género.
Tiago Bettencourt é um dos artistas queridos de Portugal. Todos sabemos que quando um artista é querido garante uma certa legião de fãs, que o vão sempre seguir, seja qual for a música que este crie. Isto poderá ser um bom ponto de mudança, pois se a música dos Linda Martini ainda vive do underground ( agora em número bem maior), a de Tiago caminha no panorama comercial há algum tempo, e isto poderá convencer as pessoas a procurarem outros estilos musicais, poderá ajudar outro tipo de música a tornar-se mais acessível ao público.
Tiago Bettencourt & Mantha é sem dúvida nenhuma um espectáculo cheio de energia e bastante cativante.
É bom ver algo assim em Portugal.

1 comentário:

  1. Nem mais!
    Só tenho pena que Setúbal...mais uma vez não esteja à altura de acarinhar estes artistas!

    Juao Torres

    ResponderEliminar