quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tales from Earthsea, de Goro Miyazaki, 2006



"Tales from Earthsea" é o primeiro filme de Goro Miyazaki, filho do famoso cineasta japonês Hayao Miyazaki.
Hayao Miyazaki é considerado o Walt Disney japonês, mas nos últimos anos os seus filmes têm superado os da Disney, e os Estúdios Ghibli têm se tornado um dos mais importantes estúdios de animação do mundo.
Goro Miyazaki segue as passadas do pai e apresenta-nos um filme dentro do estilo dos filmes do pai. A animação é idêntica, mas com alguma superioridade. Há cenários incriveis, personagens fantásticos e dotados de bastante expressividade. A animação deste filme é claramente superior aos de Hayao Miyazaki. Contudo, a superioridade fica-se por aqui.
A nível narrativo, o filme é fraco. A premissa é bastante interessante, mas o argumento encontra-se cheio de lacunas que nunca são superadas. Por sua vez, os personagens também perdem dimensão dramática, e algumas cenas ficam aquém do esperado.
Goro Miyazaki tenta seguir a filosofia do pai, transmitindo-nos uma mensagem de amizade e amor, mas de forma directa. E este é outro dos erros deste filme. A mensagem é nos transmitida de forma directa, sem termos que interpreta-la de alguma forma. Nos filmes de Hayao Miyazaki as mensagens são sempre transmitidas através de metáforas, levando a que cada um de nós, dependendo da sua experiência de vida, interprete essas mesmas mensagens de forma pessoal.
Ao adoptar um estilo de animação idêntico ao do pai, Goro Miyazaki perde também alguma identidade, mas a nível de personagens consegue criar essa sua própria personalidade.
Apesar do argumento estar cheio de buracos, os personagens não são assim tão maus, falhando apenas em alguns momentos.
A principal diferença deste filme para os do Miyazaki-Pai são os personagens. Neste filme temos personagens negros, cheios de ódio e rancor. Em todos os filmes de Hayao Miayzaki ( excepto a Princesa Mononoke), os persoangens são amáveis, perdem algo ao longo do filme e voltam a recuperá-lo no final. Em "Tales from Earthsea" os personagens são criados em torno do ódio, são negros e dramaticamente complexos, o que torna o filme mais interessante. Contudo, nota-se uma certa tentativa de imitação, tanto narrativa, como a nível de personagens, do único filme estritamente para adultos de Hayao Miyazaki. Falo da Princesa Mononoke, o único filme de Hayao que não é considerado para um público mais jovem.
Goro Miyazaki mostra-nos um filme interessante, com imagens fantásticas e apaixonantes. Cria um novo caminho para os Estúdios Ghibli, e prossegue a animação tradicional usada pelo pai.
Este "Tales from Earthsea" não é ainda o máximo que este realizador conseguirá fazer, mas é um bom caminho a seguir. É um filme de animação que nos leva para um mundo diferente do Americano, fazendo-nos assim sonhar pela fantasia e não tentar tornar a fantasia algo do nosso mundo real.
Apesar das falhas argumentativas, o legado parece-me bem entregue.


Sem comentários:

Enviar um comentário