quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uma Flor Desfolhada Prematuramente


Desert Flower
Sherry Horman, 2009


Desert Flower é fundamentalmente a história da supermodelo Waris Diries. de origem somali, que se tornou uma estrela ascendente no mundo da moda por mero acaso, mas que sofria em silêncio devido á mutilação genital a que foi submetida com apenas 5 anos de idade. Com 13 anos, Waris palmilhou um deserto por quase 500 quilómetros até Mogadíscio, capital da Somália, para fugir do casamento iminente com um homem muito mais velho.


Aí conseguiu voar para Londres, tornando-se empregada de limpeza de um Mc Donald's de Londres.
Foi descoberta aí, enquanto trabalhava, pelo fotógrafo Terence Donovan - muito prestigiado, pois fotografou para a Harper's Bazaar e Vogue, dirigiu cerca de 3000 anuncios publicitários, e ainda foi íntimo de várias personalidades que inluíam músicos, actores e a té a realeza - que a colocou na capa do Pirelli Calendar, de 1987, sendo isto uma catapulta para um sem número de trabalhos importantes.


Em 1997, retirou-se da carreira de modelo, para se dedicar totalmente ao seu trabalho como defensora dos direitos das mulheres, e tornou-se embaixadora das Nações Unidas para a abolição da Mutilação Genital Feminina, prática que é tão normal e de tradição na Somália, mas extremamente perigosa e desumana, que resulta em mortes de milhares de crianças e mulheres, que sangram até á morte. Fundou a Desert Dawn Foundation, de forma a recolher meios para a construção de um centro médico na Somália, e fazer campanha contra esta vicicitude.



No filme, quem recria Waris é a modelo da Etiópia, Liya Kebede. As semelhanças físicas entre ambas são notórias. O filme está bem conseguido, no sentido em que é a história da "gata borralheira", e em que conseguimos ter uma ideia do que as mulheres e meninas passam no seu país. Há cenas particularmente impressionantes, ainda que não explicitamente, mas que fazem sentir uma revolta interior que estas tradições completamente absurdas, fatais, e desumanas continuam em curso em vários países.






Abaixo um pequeno vídeo sobre a Mutilação Genital Feminina, na Somália:
http://www.youtube.com/watch?v=6bfzSG6Mt_M

Sem comentários:

Enviar um comentário