sábado, 8 de maio de 2010

Anathema - We're here because we're here - 2010



"We're here because we're here" é o titulo do novo álbum de Anathema. Posso descreve-lo rapidamente como uma mistura do "2001: Odisseia no Espaço", com "Pink Floyd" e o sentimento tão próprio dos Anathema, as suas desilusões, as tragédias familiares, os dramas amorosos, basicamente a infelicidade da vida.
Para quem não conhece Anathema, é uma banda de Liverpool, que nasceu como Death/Doom Metal e é agora um exemplo claro do Rock Progressivo/alternativo.
Este é o primeiro álbum original desde 2003 (A natural disaster), e é aguardado com enorme expectativa (está à venda no dia 31 de Maio).
A verdade é que já o ouvi e posso dizer que é um daqueles álbuns em que dá vontade de viver lá dentro.
A viagem começa com "Thin Air", um impulso para a vida, para iniciarmos esta viagem cósmica, repleta de guitarradas espaciais e uma voz melodica e perfeita do vocalista Vincent Cavanagh. É um inicio atribulado, que tem continuidade no desespero emocional e instrumental de "Summer Night Horizon", a música que se segue. "Dreaming Light", a faixa 3, permite-nos sonhar livremente, deixando tudo à nossa imaginação. Sente-se em cada palavra de Vincent o amor, a paixão, a dedicação que este dedica a este seu projecto, tão pessoal. Ao mesmo tempo que cada música é um toque pessoal da vida de Vincent, nós próprios conseguimos identificar-nos com muitas das problemáticas expostas. E tão bela que é a voz de Vincent nesta faixa 3! Que dizer do instrumental que acompanha esta música... um toque arrepiante de guitarradas, bateria, baixo e tudo o que possamos imaginar e sentir. Um hino à força que todos deveríamos ter dentro de nós. Uma música capaz de apaixonar todas as pessoas que gostem de música.
A faixa nº 4 é já uma conhecida dos fãs de Anathema. "Everything" fala de uma analogia amorosa, entre tudo o que existe na vida e o amor: "Everything is energy and energy is you and me". É uma musica acompanhada de piano, com uma certa esperança no amor, na capacidade de união entre as pessoas que se amam e na união do ser humano.
"Angels Walk Among Us" é também um titulo já tocado ao vivo, onde Vincent fala das pessoas que morreram como anjos que andam entre nós. Há uma referência explicita à mãe, que morreu há alguns anos atrás e à qual Vincent dedica imensas músicas ( One Last Goodbye). É difícil ficar indiferente à sonoridade apresentada nesta música, tal como à letra, sempre profunda e sentimental: "mother can you hear me?/ can you tell me, are you there?/ father can you help me?/ cause i know that you care".
"Presence" é apenas a continuação da música anterior, mas agora através de uma mensagem falada e da bela voz de Lee Douglas.
"A Simple Mistake" é a grande viagem ao universo deste álbum, é a verdadeira passagem à outra fase, tal como acontece no filme "2001: Odisseia no Espaço", ou "The Fountain". Falo de uma viagem pela vida e pelo ser humano, onde cada um de nós sentimos tudo de forma diferente, ganhando novas perspectivas e dimensões. É fácil encontrar um excelente álbum, mas é tão difícil encontrar um que nos ensine algo novo e que nos faça sonhar sem ser preciso fazer força para isso.
A música "Get off, get out" é a mais "fraca" do álbum. Anexar a palavra "fraca" a este texto é quase algo merecedor de prisão, mas é justo dizer isto, porque todas as outras faixas são únicas e simplesmente magnificas, e esta é apenas muito boa, dotada de claras influências progressivas e bandas pré-anathema.
Arrisco a dizer que a penúltima música deste fabuloso álbum, "Universal" é das melhores músicas que ouvi nos últimos anos, tanto a nível de composição, como de sentimento.
"Hindsight" é a chave final, a ultima viagem, a mistura clara entre o final do 2001:Odisseia no Espaço, o final do filme "The Fountain" e o final da música "Echoes" de "Pink Floyd". Esta é uma música que nos prende no seu mundo tão próprio, com uma essência metafórica.
Os ingleses Anathema brindam-nos assim com um álbum inacreditavelmente poderoso, tanto do ponto de vista sentimental (algo que Vincent nos tem habituado desde que entrou para a banda), como do ponto de vista instrumental, vocal e de composição.
"We're here because we're here" é uma explicação pessoal e metafórica do vocalista e compositor Vincent Cavanagh, do que é a vida. Nós, o ouvinte, podemos tirar as nossas próprias conclusões, através de um pequeno empurrão.
Um álbum inesquecível e que figura entre um dos melhores dos últimos anos.


2 comentários:

  1. Eu já estava ansiosa por ouvir, mas depois desta descrição fiquei completamente em pulgas. =O

    ResponderEliminar
  2. já escutei,sou um grande fã da banda,desde os primeiros albuns,mas esse de 2010,pra mim é o que toca na ferida,muito bom.

    ResponderEliminar