quinta-feira, 20 de maio de 2010

Joe Hisaishi - Compositor Japonês



Joe Hisaishi é um compositor japonês que colaborou em praticamente todos os filmes do cineasta Hayao Miyazaki. Hisaishi criou inúmeras obras primas sonoras para os filmes mágicos e únicos de Miyazaki, mas além deste, trabalhou ainda com Takeshi Kitano, um dos mais respeitados realizadores japoneses dos últimos anos.
Para quem não conhece a obra de Hisaishi, posso classifica-la como uma porta directa para uma sonoridade completamente diferente das demais. Nas músicas de Hisaishi podemos sentir um sentimento repleto de esperança, amor e confiança. As suas músicas transmitem-nos a certeza de que a vida é um longo caminho, repleto de confusões e situações drásticas, mas que em várias situações o amor e a amizade fundem-se com essas situações, criando outras merecedoras do éden.
Com Miyazaki, Hisaishi tem a liberdade de conjugar o seu som com imagens belissimas da fantasia imensa do realizador. As suas colaborações com Miyazaki deram-nos músicas poderosas, completas de esferas sentimentais, que a determinado momento nos filmes eclodiam energéticamente, transmitindo-nos a paixão de todos os seus personagens. Sem as músicas de Hisaishi os filmes de Miyazaki não teriam metade do sentido metafórico que carregam.
Com Takeshi Kitano, Hisaishi pôde brilhar com personagens reais, embelezando planos e criando ilusões sentimentais. Hisaishi deu a Kitano um sentido apaixonado às suas cenas.
Joe Hisaishi é assim, um compositor apaixonado, tanto pela natureza como pelos objectos mortos e os próprios seres humanos. Descobrir a discografia de Hisaishi é descobrir um novo mundo, repleto de aventura, amor e mensagens metafóricas.
Um génio incomparável!

Deixo aqui um de muitos possíveis exemplos:

Sem comentários:

Enviar um comentário