segunda-feira, 31 de maio de 2010
500 Days of Summer
domingo, 30 de maio de 2010
RIP Jeff.
sábado, 29 de maio de 2010
Uni_Form no Cinema S. Jorge
Desta forma, a banda lisboeta aceitou o desafio, e presenteou-nos com o seu rock electrizante durante cerca de uma hora.
Uni_Form @ Cinema S. Jorge (28-05-2010)
Para conhecer melhor a banda e as próximas datas de concertos é aqui:
Myspace
sexta-feira, 28 de maio de 2010
"This is Happening" - LCD Soundsystem
Depois de lançarem "Sound of Silver", o melhor disco de 2007 para a revista Blitz, a banda de James Murphy - LCD Soundsystem - lançou este mês "This is Happening".
Entre sintetizadores e letras provocantes, este disco que é mais difuso e solto que o seu antecedente, envolve-nos num tom espacial e sensual dentro de um rock dançante de tirar o fôlego.
Se "Sound of Silver" era um álbum sobre amizades perdidas, o peso do tempo e do passado e a tristeza da cidade de Nova Iorque, "This is Happening" não tem um tema central, mas com a música "You wanted a Hit" (ouvir em baixo) percebemos a mensagem deste disco sobre a problemática do showbusiness que obriga as bandas a cumprirem certas expectativas para o grande público.
Todas as faixas deste álbum parecem ter sido criadas num contexto intimista e de certa forma descontraido mas, que ao mesmo tempo demonstram uma produção/coesão completamente calculada.
Murphy anunciou que este será o último trabalho dos LCD e a verdade é que "This is Happening" soa mesmo a uma despedida perfeita e encerra esta trilogia do fã que passou a idolo (Mr.Murphy) com maestria.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Grizzly Bear no Coliseu dos Recreios
Não é por isso de espantar que tenha sido um Coliseu cheio a receber esta banda norte-americana composta por Edward Droste (voz e guitarra), Daniel Rossen (voz, guitarra), Chris Taylor (baixo) e Christopher Bear (bateria). Com um palco decorado de uma forma extremamente simples, mas muito bonito, com apenas umas cruzes altas de onde descaíam uns frascos com lâmpadas no interior, a música da banda ganhava ainda mais força, e juntamente com um jogo de luzes bastante bom também, criava um espectáculo visual bastante interessante para complementar a música que se ia fazendo ouvir.
Música essa que dobra a energia do que se ouve no álbum, e é de uma forma exímia que nos é entregue todo o setlist, está lá tudo, reproduzido fielmente, cheio de intensidade e competência. Houve ainda tempo para que entre as canções a banda comunicasse com o público, fosse para os já tradicionais elogios ao país, fosse para expressar o desejo de fazer uma tour em Portugal de 5 em 5 meses, ou ainda para confirmar a notícia que tinha sido divulgada umas horas antes, de que teríamos de novo Grizzly Bear em Portugal para uma actuação no Festival Super Bock Super Rock em Julho.
O concerto acabou com um encore de uma música, algo que não parecia estar planeado sequer, mas que resultou num dos pontos altos do concerto, uma versão em acústico da All We Ask acompanhada pelo bater dos pés do público no solo, que compassadamente se juntaram à banda, e foi assim, em apoteose geral, que os Grizzly Bear se despediram do público de Lisboa.
Palavra ainda para a primeira parte do concerto, uma viagem pelo mundo exótico e algo esquizofrénico de Cibelle, que com a sua voz doce a contrastar com os ruídos animalescos dos samples, nos trouxe um punhado de canções de amor, e alguma dose de bom humor e boa disposição, que nos prepararam para o que ainda havia de chegar.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Carlos Santana - Pavilhão Atlântico
Um Funeral à Chuva, de Telmo Martins
O filme de Telmo Martins, "Um Funeral à Chuva" a estrear nas salas de cinema a dia 3 de Junho, teve hoje a sua ante-estreia para clientes da YORN no cinema Alvaláxia. A metragem que conta com um elenco repleto de caras conhecidas da televisão portuguesa, peca muito no que toca ao seu argumento. Na verdade não conseguimos entender ao certo se o problema reside no texto ou na própria direcção de actores, tal é a pobreza dos diálogos.
A história gira à volta de um grupo de antigos colegas universitários que se voltam a reunir vários anos depois, a fim de satisfazer o último desenho de um deles, João que acabou de falecer.
Neste contexto, o grupo de amigos desloca-se até à Covilhã, cidade onde estudaram e viveram juntos e entre recordações de histórias do passado, lembram João e trazem de volta o espirito que os uniu outrora.
Apesar da sua promoção ter criado algumas expectativas (ver trailer), tais não se vieram a confirmar, não só pelos diálogos e (algumas) interpretações mas pela própria realização, o que faz deste filme de Telmo Martins apenas mais um de entretenimento.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Lost - Final Chapter
domingo, 23 de maio de 2010
Uni_Form na Fnac do Chiado
Uni_Form @ Fnac Chiado (23-05-2010)
Setlist:
1. The Liar
2. Shadows
3. Fire
4. Touch Me (Cover The Doors)
5. Monkey
6. Heartbeat
7. Pilot
8. The Wrong Man
9. Hollow Destiny
Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
Como desenhar um círculo perfeito, de Marco Martins
Como desenhar um círculo perfeito, a segunda longa-metragem do realizador Marco Martins ("Alice"), trata-se de uma narrativa que nos mostra a paixão obecessiva de Guilherme (Rafael Morais) pela sua irmã Sofia (Joana de Veronna). Estes pertencem a uma familia destruida, composta por dois pais ausentes (Beatriz Batarda e Daniel Duval).
O realizador apresenta-nos a relação de Guilherme e Sofia de uma forma que não nos deixa focar na problemática do incesto e leva-nos sim, a compreender a dor de Guilherme.
Depois de Alice, era dificil Marco Martins manter o nível de qualidade a que habituou os seus seguidores, tanto na área do cinema como na do teatro, mas a verdade é que este conseguiu manter a atmosfera envolvente e assim, presentear-nos com o que pode (vir a ) ser mais um marco no cinema português.
sábado, 22 de maio de 2010
The Hypers + Gone In A Day - ADN - Setúbal
sexta-feira, 21 de maio de 2010
noiserv no Espaço Chiado After Work
Perdoem-me a comparação, porque os estilos de música são completamente diferentes, mas o concerto de ontem transportou-me para à dois anos atrás, quando tive a oportunidade de assistir a um concerto de Riding Pânico na Bedeteca de Lisboa, e em que deitado na relva, o som me envolvia (e presumo que à maior parte das pessoas que lá estavam a assistir também) de uma forma indescritível, a paz e a calma que senti nessa altura, num final de tarde de Verão foi o mesmo que senti ontem, e ainda que não houvesse relva, e estivesse sentado no chão, o ambiente era o mesmo, um final de tarde não oficioso, mas que já cheirava a Verão, e a música fazia o resto.
Por tudo isto, acho que não podia ter pedido uma melhor forma de acabar uma tarde como a de ontem, depois de um dia de trabalho, de estudo, o que for, sabe bem algo assim, e penso que seja esse mesmo o intuito da criação do Espaço Chiado After Work, se assim for, passam também com grande distinção.
noiserv @ Espaço Chiado After Work (20-05-2010)
Myspace
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Joe Hisaishi - Compositor Japonês
Calvin Harris - Ready For The Weekend
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Fotos do concerto de Blame the Skies e Laud 99 no ADN
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Alive
Sem procurarmos muito às vezes tropeçamos em bandas que nos deixam a distinta sensação de que ainda ouviremos falar delas, daquelas que nos fazem dizer “ estes rapazes vão longe” e sem que nos apercebamos ficamos com aquele sentimento de orgulho próprio de um visionário que vê em relação a uma banda um futuro que outros nem tão pouco imaginam.
Este quarteto Lisboeta dá pelo nome de Alive e carrega nos ombros o legado do heavy-rock dos 70's com influências de Led Zeppelin, Black Sabbath e Ac/Dc, enquanto pisca o olho a sonoridades mais próximas de uns Pink Floyd e, em momentos diferentes, ao grunge e post-grunge dos 90’s, e ao de que genial se fazia por terras lusas, vulgo, Ornatos Violeta.
Um rock musculado, riffs entusiasmantes e uma cuidada composição de canções, nunca sequer roçando o pretensiosismo de quem só faz musica se for difícil tocar. Ao vivo trazem consigo uma energia frenética de quem em palco está no seu elemento natural, fazendo-se acompanhar de grandes temas que familiarizam o público aos quais juntam as suas originais que transportam consigo aquele feeling de que não estranharíamos ouvi-las numa qualquer rádio.
Individualmente qualquer um tem imensa qualidade, se em alguns momentos é a guitarra que transporta a musica o baixo nunca fica atrás e é em covers, como Punk Moda Funk, que surge com mais pujança. Ao vivo o baterista mostra que tem as lições de Bonzo bem estudadas e não se faz de rogado quando toma as rédeas do concerto durante os solos. Finalmente a voz que harmoniza e envolve todo este conjunto numa consistente e compacta artilharia de som.
Poderão escutar no myspace da banda apenas quatro músicas, pelo que se recomenda vivamente tentarem ouvir ao vivo enquanto não chegam melhores e mais gravações. Mas para já fiquem-se com músicas como Wasted, a fazer lembrar uns Stone Temple Pilots e Alice in Chains, e Outbreak , cuja melhor descrição que encontro é a de “Offspring on steroids”.
Tudo isto é Alive e recomenda-se.
Myspace de Alive
Blame the Skies + Slice n' Dice + Laud 99 - ADN - Setúbal
domingo, 16 de maio de 2010
You Can't Win, Charlie Brown + Nuno Aleluia na Capricho Setubalense
Nuno Aleluia @ Capricho Setubalense (15-05-2010):
Para conhecer melhor é aqui:
Myspace
You Can't Win, Charlie Brown @ Capricho Setubalense (15-05-2010):
Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
sábado, 15 de maio de 2010
You Can't Win, Charlie Brown + Coelho Radioactivo no MusicBox
13 de Maio de 2010. O Papa foi para Fátima, a tolerância de ponto para boa parte da população instala-se e Lisboa parece uma cidade deserta, para nos ajudar a retornar à normalidade, os You Can't Win, Charlie Brown apresentaram-nos a versão física do seu EP de estreia no MusicBox. Estão quentes, como que acabados de sair do forno, aliás, "chegaram em cima da hora" como se pode ler na página do facebook da banda, mas chegaram a tempo de poderem ser distribuidos gratuitamente por toda a gente que compareceu ao concerto.
Era uma data especial, e por isso mesmo havia algumas surpresas (mais ou menos anunciadas), a formação alargada da banda compareceu em palco e pela primeira vez a banda contou com Afonso Cabral, Salvador Menezes, Luís Costa, Tomás Sousa, David Santos (noiserv) e João Gil em palco para uma actuação de encher o olho.
Na primeira parte deste concerto esteve o Coelho Radioactivo, que com a participação de João Coração em algumas músicas ajudou a aquecer uma noite que acabou com o Tom Waits, desculpem, Afonso Cabral em versão Tom Waits, no palco.
Coelho Radioactivo:
Para conhecer melhor é aqui:
Myspace
You Can't Win, Charlie Brown:
Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
quarta-feira, 12 de maio de 2010
João Só E Abandonados
Até há pouco tempo João Só e Abandonados era para mim apenas uma banda que sabia existir algures no éter mas à qual nunca havia ligado muito, por defeito desconfio de qualquer recomendação feita pelo Fama Show e torço o nariz quando me parecem sucessos do dia para a noite.
Recentemente recomendaram-me que ouvisse o álbum e como o single A Marte tinha acabado de surgir achei por bem ouvir o que estes rapazes tinham para contar com a promessa de que se gostava de Beatles também iria gostar deste João Só E Abandonados.
Verdade, ao primeiro álbum João Só E Abandonados revela-se uma boa colecção de canções. No entanto há uma vertente menos positiva desta qualidade, uma visão global do álbum revela que embora cada canção valha por si não fazem deste álbum algo melhor, os temas e as sonoridades repetem-se e a meio do álbum ficamos com uma sensação de dejá vu. Anda Daí e Cresce e Desaparece são falso presságios de um álbum que não é tão rock como fazem crer, acaba por ser A Marte o tema que melhor representa a sonoridade Pop ligeira que o álbum transmite e que eclipsa canções como Se Calhar e Canção De Isqueiro que nada acrescentam. Meu Bem acaba por ser o tema mais rock em que a bateria assume o papel preponderante de transportar a melodia. Surge o melhor momento do álbum
A essência do Pop-rock está bem presente, músicas orelhudas, nada de virtuosismos exacerbados, “just good clean fun”. A voz é talvez o elemento mais distinto, raramente alguém não-constipado soa assim e ainda mais raramente alguém constipado consegue cantar assim, mas a verdade é que a voz resulta perfeitamente e é extremamente agradável ao ouvido.
Liricamente está muito bem conseguido no seu uso de trocadilhos e no seu carácter descritivo.
Apesar das influências de Beatles serem mais que óbvias são ecos de músicas como All My Loving, She Loves You, Girl e Love Me Do … Obviamente grandes músicas, mas nunca podia ser só disto que se faria um álbum correndo o risco de o tornar monótono para aqueles que na década de 60 não eram moças histéricas a gritar pelos Fab Four.
Resumindo: João Só e Abandonados agradará a qualquer um que faça questão de ter sempre o seu Ipod /MP3 e que por entre outras canções goste de ouvir boa música Pop
MySpace de João Só e Abandonados
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Showcases: ENDAY e Lullabye na Fnac do Colombo
Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
Lullabye na Fnac do Colombo (08-05-2010):
Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
domingo, 9 de maio de 2010
Showcases: Corvos e Kandia
Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
Kandia na Fnac do Chiado (02-05-2010):
Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
sábado, 8 de maio de 2010
Anathema - We're here because we're here - 2010
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Brad Paisley - American Saturday Night
“Ah the simple life” podia ter sido o titulo deste American Saturday Night porque das inúmeras virtudes deste álbum é a capacidade de nos transportar para o quotidiano norte-americano das “small towns”, onde o tempo é muito e as preocupações são poucas, que torna este álbum uma pérola da Country.
Festas da cidade, grandes pescarias, Deus, família, amores e desamores, a vida vista de um prisma de simplicidade, sem filosofias baratas ou grandes dramas, são estas as premissas canção após canção.
Um raro pedaço da “Americana” que nos é transmitida sem fazer lembrar o estereótipo do hillbilly idiota. American Saturday Night, a faixa homónima, é um resumo bem disposto do que faz a América: um país de várias culturas interligadas que sempre acolheu a imigração. Welcome toThe Future é uma lição de história do País que se cruza com a história pessoal do autor e é talvez o melhor momento do álbum. Anything Like Me é talvez a descrição mais sincera sobre o sentimento de paternidade e No é um retracto emocional sobre infância, laços familiares e Deus. She’s Her Own Women e The Pants são elogios ao feminino e a prova de que para além dos cowboys de “Broke Back Mountain”, nem todos são machistas tendencialmente homofóbicos. You do The Math é hilariantemente simplista na sua descrição de uma relação: It takes two to make love (…) I’m one/ you’re one/ You do the Math. E ninguém lhe tira a razão. Em Catch All The Fish surge também um forte candidato a melhor musica. Uma grande canção country com pianos, violinos, guitarradas, harmónica e um banjo: a musica perfeita para qualquer saloon.
Resumindo: Um bom álbum country que acrescenta uma sonoridade do novo século as formulas antigas e capaz de nos deixar um sorriso na cara. Liricamente é sincero, não se pode dizer que seja intelectualmente desafiante mas não soa a sentimentalismo plastificado. Os arranjos são brilhantes e um dos pontos fortes deste álbum.
American Saturday Night é aconselhável aos apreciadores do estilo e aos que nunca pensaram ouvir e agrada ao menino e à menina.
Myspace de Brad Paisley
segunda-feira, 3 de maio de 2010
9, de Shane Acker - 2009
sábado, 1 de maio de 2010
Make Friends and Enemies Tour @ Plano B, Porto
"Make Friends and Enemies" é o pretexto da tour de More Than A Thousand por todo o país, um álbum que já deveria ter saído, mas que devido a algumas complicações extra banda ainda não viu a luz do dia (3 de Maio é então a nova data de lançamento). Os Men Eater são os convidados especiais para estas datas, e o Porto não foi excepção. Como não vos posso dar música, deixo-vos algumas imagens do que se passou pelo Plano B no dia 23 de Abril.
Men Eater:
Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace
More Than A Thousand:
Para conhecer melhor a banda é aqui:
Myspace