domingo, 6 de março de 2011

A História e o Festival da Canção

Os Homens da Luta acabaram de ser eleitos representantes de Portugal no Festival da Eurovisão 2011 que terá lugar em Maio na Alemanha. O que importa aqui referir é que tal só foi possível com os votos do público, uma vez que apenas com o Júri, a Luta é Alegria estava praticamente afastada da corrida, sendo o vencedor mais provável Nuno Norte.

Corria o ano de 1973 quando Fernando Tordo ganhou o Festival RTP da Canção com o tema “Tourada”. Camuflada para escapar às manhas do lápis azul, a letra revela-nos o ambiente de contestação social que se vivia na altura com o Estado Novo. Fala-nos de hipocrisia social, de uns com tanto e outros com tão pouco, do comodismo das pessoas, apesar das queixas constantes, da esperança que foi depositada em vão na Primavera Marcelista após o afastamento de Salazar. Primavera essa que poucas ou nenhumas mudanças trouxe ao nosso país. Um ano depois, o Povo saiu à rua em revolução, guiados por outro tema vencedor, “E Depois do Adeus” de Paulo de Carvalho, dispostos a fazer cair o Estado Novo na altura comandado por Marcelo Caetano.

Volvidos tantos anos, a situação em que nos encontramos não é melhor. O emprego escasseia, os preços aumentam. As famílias falidas multiplicam-se. O Festival da Canção deixou de ter a importância que teve em tempos, as canções deixaram de ficar para a História, as famílias deixaram de se reunir em frente à televisão. Todos se recordam da “Desfolhada”, do “Ele e Ela”, de tantas outras canções que se tornaram parte da nossa cultura, entoadas por tantos. Das canções mais actuais, ninguém se lembra.

Mas hoje foi diferente. Terá sido esta vitória dada pelo Público aos Homens da Luta, que no meio de tanta brincadeira tocam em algumas feridas, um alerta dado pela sociedade de que chega?

Fica a reflexão.
Boa noite.

2 comentários: