domingo, 27 de março de 2011

Best of Onda Curta ( Monstra)



 Como se já deve ter reparado, o Arte-Factos anda a seguir o festival Monstra desde o seu começo. E é sobre mais uma sessão desse mesmo festival que me  venho pronunciar. No passado sábado, no cinema City Alvalade por volta das 21:30 houve a sessão Best of Onda Curta.
 O Onda Curta é um programa da rtp2 que transmite curtas metragens nacionais e internacionais quer sejam de animação ou não.  O director do programa é o João Garção Lopes e é o programa com mais anos a passar na televisão portuguesa. Com o mesmo interesse de mostrar ao mundo curtas-metragens independentes, alternativas e dinâmicas, o Monstra e o Onda Curta juntaram-se para apresentar as 6 melhores curtas-metragens de animação realizadas por vários países.
 The Lost Thing de Andrew Ruhemann e Shaun Tan (Austrália e Reino Unido) foi uma delas. A historia do filme transporta-nos para a problemática do ser humano deixar de ver o mundo à sua volta não reparando no que é diferente e apenas focando-se nos seus objectivos ou no que tem para fazer. Esta curta ganhou um Óscar para melhor curta-metragem de animação.
 Dream´s Matter de Florence Miailhe (França) não se foca na argumentação mas sim, nos efeitos artísticos. A curta apresenta apenas o lado sexual da mulher misturado com a natureza como se fossem apenas uma unidade. O que se deve dar atenção nesta obra é à técnica de pintura utilizada. Foi a curta-metragem menos apreciada pelo público devido à sua difícil interpretação sem sentido.
Houve duas curtas metragens com o tema africano presente: Madagascar, Travelers book e Viagem a Cabo Verde. Madagascar, Travelers book de Bastien Dubois (França) define-se por ser um livro de viagem, tipo sketch de um turista europeu em que este é confrontado com uma culttura estranha. O autor desta obra dedicou-se a várias técnicas de desenho e a efeitos sonoros que capturam o ambiente africano. Foi uma das curtas mais apreciadas pelos os espectadores. Viagem a Cabo Verde de José Miguel Ribeiro ( Portugal) é semelhante à de Dubois no facto de também relatar a viagem de um turista europeu a África. Ao longo do filme, o estrangeiro vai anotando regras como " Nunca planear o dia seguinte". A curta  venceu o prémio António Gaio, para melhor curta portuguesa.
 Uma das curtas-metragens que o público mais apreciou foi a Miss Wonder and her carrer de Joanne Rubin Dranger (Suécia, Irlanda e Dinamarca). A curta conta a história de uma mulher que lutava para ser aquilo que queriam que ela fosse ( perfeita, inteligente, bonita e a melhor) em vez de querer ser ela mesmo. A personagem é constantemente perseguida pelo o “ Monstro Negro”  ( medos) que a deixavam sempre num estado de angústia. No final, ela percebe que apenas é mais uma ninguém mas que ao menos vive. Uma curta com uma animação simples mas com uma óptima representação figurativa dos sentimentos e uma argumentação que faz qualquer um pensar que já passou pelo mesmo.
 Por fim, temos a curta de Kaj e Paul Driessen ( Holanda e Bélgica) , The Seven Brothers. Um filme que mostra sete irmãos Grimm e de como eles foram buscar as ideias para escrever as histórias como a Branca de Neve e os Sete Anões ou o Capuchinho Vermelho. Uma curta também muito apreciada pelo espectadores que fez soltar os risinhos devido às  acções cómicas de como as historias eram inventadas.
 Foi uma selecção de curtas-metragens muito bem construídas e espera-se que para o próximo ando de Monstra em Portugal, o Onda Curta se junte novamente ao projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário