quinta-feira, 24 de março de 2011

Retrospectiva da filmografia de Hayao Miyazaki: Lupin III: The Castle of Cagliostro, 1979


Na sua primeira incursão pelas longas metragens Hayao Miyazaki não se podia ter saído melhor. Habituado ao género de series, criador máximo de obras primas como Heidi ou Conan o rapaz do futuro, Miyazaki desde cedo se revelou um génio da animação.
Lupin III é um dos maiores personagens criados no Japão. Ladrão, engatatão, mentiroso, mas acima de tudo alguém que luta pela justiça, Lupin é uma espécie de Robin dos Bosques dos tempos modernos, com a diferença de não roubar para dar aos pobres mas sim a si mesmo.
O personagem de Lupin é um misto de James Dean/Marlon Brando (um bom rebelde) com uma espécie de Macgyver/Indiana Jones. No fundo só quer roubar a ricos ou vilões.
Hayao Miyazaki iniciou assim em 1979 a sua carreira pelas longas metragens. Carreira essa que viria a ser, como bem sabemos, recheada de obras primas.
Tendo em conta a limitação do argumento, por pegar num personagem já existente e com carácter formado, podemos dizer que este é o filme "menos Miyazaki", mas mesmo assim não deixa de ser um grande filme.
Pessoalmente gosto bastante da história do Lupin e acho que Miyazaki conseguiu trazer ao de cima todos os elementos fulcrais da série original, tanto para fãs como para quem nunca tenha ouvido falar do personagem. O filme tem uma narrativa fluída, interessante, sempre cómica.
É pena não termos um Miyazaki com liberdade criativa, mas mesmo assim o realizador colocou as suas marcas aqui e ali. A importância dada à personagem feminina, a descendente do trono dos Cagliostros, é uma marca objectiva do que será toda a sua filmografia. Embora na maioria dos seus filmes o personagem que conduz a narrativa ser um rapaz/homem, a personagem fulcral e principal é (quase) sempre uma rapariga.
A premissa do filme é simples: Lupin III é um dos maiores ladrões de sempre, procurado pela policia e todos os vilões do mundo. Quando rouba um casino descobre que as notas do roubo são falsas e decide voltar a um local que tinha deixado há dez anos atrás. Aí Lupin reencontra uma princesa e algumas memórias distantes. O seu objectivo passa por salvar a princesa e condenar o Duque Cagliostro, que fabrica notas falsas. No meio de tudo isto temos a oportunidade de rir com as palhaçadas dos personagens, sempre bem construídos e nunca forçados.
Lupin III: The Castle of Cagliostro é um daqueles filmes que sabe muito bem ver. É um bom filme que nos vai manter entretidos até ao final. Tem comédia, acção, aventura e romance. Tudo em boas doses e bem distribuído.
Em 1979 Hayao Miyazaki iniciava assim uma das mais belas carreiras do cinema. Carreira essa que o coloca nos dias de hoje como o "rei da animação", o melhor realizador de animação do Mundo.

Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário