sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inception, de Christopher Nolan, 2010




Inception é um filme sobre a mente humana, os sonhos e a forma de alterarmos esses sonhos, criando novas memórias, ou roubando ideias de outras pessoas. Desta forma o filme até parece simples, mas não é.
A história é nos apresentada de forma algo diferente do habitual nos filmes do Nolan. As personagens não crescem com o avançar da narrativa, a narrativa é que cresce com o avançar dos personagens na história. Os personagens são densos, complexos, desde o primeiro minuto, nunca mostrando nenhum sinal de fraqueza. Se é verdade que não há nenhuma representação que sobressaí, também é verdade que não há nenhuma que seja má. Os personagens estão todos num nível elevado de complexidade e todos os actores representam bem os seus papéis.
Leonardo Dicaprio está como nos tem habituado, representando um personagem perturbado, negro, maduro.
Todas as representações merecem destaque, apesar de nenhuma sobressair grandemente.
A nível de realização temos um Nolan dos velhos tempos, largando um pouco da realização brusca dos Batmans e acolhendo a simplicidade e os planos inteligentes. A fotografia é bela, ajudando o filme, criando um certo ambiente desde o primeiro até ao último minuto.
Duas horas e quarenta não pesam. Não temos um filme demasiado longo, tem a duração precisa para a narrativa.
A sensação de ver o Inception é idêntica à de ler um livro, não que a narrativa seja aborrecida, ou cheia de diálogos, mas a evolução é continua e com transições bem estruturadas.
Inception é um filme que não tenta ser complexo, apenas aborda uma realidade algo desconhecida do ser humano, da forma correcta, sendo complexo, mas não é um sentimento forçado, é algo bastante natural.
A temática é bastante interessante, e apesar de já ter sido algo explorada em filmes como "Matrix" ou "Existenz", Nolan fá-lo aqui de forma diferente, criando várias espirais narrativas, ou seja, momentos de alternância de enredo, tornando-o sempre interessante e cativante.
Quem pensa que poderá encontrar um filme de acção está enganado. Quem pensa que poderá encontrar um filme de ficção cientifica também está enganado. Inception é um filme sobre a mente humana, na sua complexidade pura, e sobre os sonhos dos seres humanos, fundindo perfeitamente o que é real, do que é apenas um sonho.
No final temos um filme que apesar de não ter cenas particularmente espectaculares, nos molda à sua própria personalidade, a de nos cativar incessantemente na procura da verdade: Será tudo isto real, ou será tudo apenas um sonho?

Sem comentários:

Enviar um comentário