terça-feira, 17 de agosto de 2010

The Expendables, de Sylvester Stallone, 2010



The Expendables é o hino aos filmes de acção dos anos 80 e 90, juntando os actores de topo dessas décadas (quase todos) e um exagero descomunal de acção fritante!
A premissa é simples, Sylvester Stallone mais uns quantos, são mercenários que fazem missões para quem lhes pague bem. E é aqui que surge Bruce Willis, que contrata Stallone e o seu gang para uma perigosa missão.
A nível de realização Stallone deu um passo atrás, face ao último Rambo, que era bem filmado, sem exageros e sem tentativas falhadas de inventar planos. The Expendables perde na realização algo confusa das sequências de acção, de certos fast forwards que nada acrescentam ( cena de perseguição) e de alguns planos manhosos, mas que saíram mal.
A história é simples, mas resulta na perfeição, e a forma como Stallone encaixou cada actor no seu personagem é algo realmente de fantástico. Stallone precisou de saber que actores aceitavam participar neste filme para poder realmente fazer-lhes os personagens. Este Expendables é um hino a todos esses actores, pois cruza factos da vida pessoal e profissional de cada actor que participa no filme. Mickey Rourke, é à imagem da sua vida pessoal, alguém que sofreu bastante e que seguiu caminhos que em nada levam ao paraíso, mas que agora está a tentar redimir-se. Stallone passa claramente o testumunho de 'rei de filmes de acção' a Jason Statham e isso podemos atentar em vários diálogos entre os dois actores.
A cena em que Arnold Schwarzenegger entra, é só das cenas mais hilariantes do cinema dos últimos 10 anos. Há que ver!
O argumento, apesar de simples, é bem construído, e os personagens são densos e cheios de 'easter eggs' para quem conhece os actores. Este filme tem tudo o que os filmes de acção de 80 e 90 tinham, explosões, violência, tiros, amor, lições de vida, mauzões gigantescos, chefes da máfia que metem respeito, e os actores reis nesses filmes. Posto isto temos um belo filme, que de certeza nos vai entusiasmar do primeiro ao último segundo.
O quanto vão gostar do filme é algo que depende da vivência da própria pessoa. Se como eu cresceram a ver estes actores na TV e no cinema, então é certo que vão relembrar muito da vossa infância.
É preciso vir o Stallone em 2010 mostrar-nos como é que se faz um filme de acção! Fantástico!

Sem comentários:

Enviar um comentário