quarta-feira, 4 de agosto de 2010

High Fidelity de Stephen Frears



"Which came first — the music or the misery? Do I listen to pop music because I am miserable or am I miserable because I listen to pop music?"

Uma adaptação do livro de culto com o mesmo nome de Nick Hornby, conta-nos a historia de Rob Gordon ( John Cusack), um melómano dono de uma loja de discos e com uma obsessão por listas de top5. É justamente uma destas listas que dá o mote a história, top 5 breakups, que surge a propósito do terminus da relação que mantinha com Laura (Iben Hjejle). Rob revisita essas relações tentando perceber o que correu mal retirando lições importantes de cada uma.

Se à partida a premissa não aponta para uma história fantástica desenganem-se, o filme prima pela forma como a história é contada, com Rob a dirigir-se frequentemente ao público e a trazê-lo para a história fazendo dos seus problemas os problemas de quem está a ver e ouvir, e , principalmente, pelas fantásticas personagens e pelo desempenho dos actores , particularmente de John Cusack e Jack Black que veste a pele de Barry, e pelas referências musicais provando que a Pop ainda é relevante.
Rob, Barry e Dick ( Todd Louiso) trabalham na Championship Records, loja de disco de Rob, mas a sua melomania e atitude snob para com os clientes cujos gostos musicais consideram ofensivos impede-os de ter sucesso, Barry chega mesmo a perguntar se a filha de um cliente está em coma quando este diz procurar I Just Called To Say I Love You para lhe oferecer e recusa-se a vender um álbum de Captain Beefheart a outro porque , aparentemente, é muito "nerdy".
Rob diz ainda , numa das muitas vezes em que se dirige ao publico, que aquilo que verdadeiramente interessa não é como as pessoas são mas aquilo de que elas gostam, é há uma certa verdade por detrás disto.

O filme conta ainda com Catherine Zeta- Jones, no papel de uma das ex-namoradas, Lisa Bonet como Marie de Salle, uma bonita e talentosa cantora com quem Rob acaba por se envolver, e um hilariante Tim Robbins no papel de Ian, com quem Laura vai viver depois da separação. Para os fãs do Boss - tenham vergonha se não sabem quem é- apenas digo: cameo!

High Fidelity vai agradar a qualquer pessoa que goste de música, àqueles que falam apaixonadamente sobre os seus artistas favoritos, sobre qual é o melhor álbum dos Beatles , quem foi o melhor vocalista dos Black Sabbath , sobre o último disco da banda X que mais ninguém conhece, no fundo àqueles que se vão conseguir identificar com as personagens do filme, e acreditem existe um Rob , um Barry e um Dick no circulo de amigos de todos nós, senão os encontrarem é porque provavelmente são vocês.
Àqueles cuja abordagem à música é " uuuuuh sons bonitos" talvez queiram passar este filme à frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário