domingo, 27 de junho de 2010

Christian Bale



Quem tem acompanhado a carreira de Christian Bale tem certamente reparado num pormenor bastante curioso. Quando tinha apenas 13 anos, Bale foi o protagonista de um filme de Steven Spielberg, chamado "Empire of the Sun" ( por acaso o meu filme preferido do Steven Spielberg).
Com apenas 13 anos participou num filme que marcou várias gerações e que é hoje exemplo de um grande filme, de enorme qualidade. Com 13 anos teve um desempenho excelente, sendo capaz de demonstrar vários sentimentos, como desespero, sofrimento, angústia, tristeza..
Com 13 anos Christian Bale entrou para a história do cinema coo um actor bastante promissor.
Ora bem, para quem tem acompanhado a sua carreira, sabe que Bale só voltou a participar num filme de relativo sucesso em 2000, com American Psycho. O que se passou entretanto durante 1987 e 2000? Como é possível que um actor que teve um papel extraordinário enquanto criança em Empire of the Sun, não tenha sido capaz de agarrar bons filmes? Ou será que foram os bons filmes que erraram?
Porém, quem tem acompanhado esta sua carreira, sabe que a culpa não foi bem sua, pois Bale, em 2000 voltou como o actor que tinha interpretado "Jim" em Empire of the Sun, o grande actor capaz de demonstrar sofrimento, desespero, vários sentimentos de forma tão real. E a partir daí a sua carreira foi crescendo como já devia ter crescido antes, e os sucessos amontoaram-se.
Desde The Machinist, a Batman Begins, The New World, Rescue Dawn, The Prestige( representação incrivel), 3:10 to Yuma a Dark Knight e Public Enemies, Bale passou do pequeno miudo do filme de Spielberg, a actor excepcional, com a carreira que lhe fora sempre prometida.

1 comentário:

  1. João... deixaste-me com vontade de rever esse filme... é dos primeiros que me lembro de ver em criança e já na altura o papel do miúdo me comovia, muito mais agora sabendo já o que significa este Império.
    Devo concordar contigo, um brilhante actor, que só não teve as oportunidades dadas a outros (ou até quem sabe que optou por se manter longe da ribalta durante o desenolvimento enquando pessoa), mas que agora se revela em toda a sua arte!

    ResponderEliminar