segunda-feira, 21 de junho de 2010

More Than A Thousand - O Fenómeno



Os More Than A Thousand são, como a maior parte das pessoas deve saber, uma das bandas de topo, senão mesmo a banda de topo, da música Underground Portuguesa.
Digo "Underground", porque a banda não consegue comercializar-se através de rádios nacionais, televisão, ou programas nacionais. Contudo, a definição de "Underground" acaba por não ser correcta para estes rapazes, pois já tocaram em festivais como o Super Bock Super Rock, ou o Rock in Rio, com Rui Veloso como convidado especial.
A definição de "Underground" é actualmente um pouco díspar do que as bandas fazem. Já não existe essa grande diferença, mas os MTAT são isso, os reis do Underground em Portugal.
O núcleo de fãs em Portugal é imenso, estendendo-se desde os amantes do Metal, aos amantes do Indie ou até mesmo do Hip Hop. A razão de tal sucesso prende-se talvez com as explosivas actuações ao vivo, o contacto directo com o público e o enorme talento da banda.
Contudo, creio que há um risco, um aspecto a ter em cuidado, que a banda deve ter em atenção. Falo da identidade da própria banda. É importantissímo não perder essa identidade. Não falo apenas a nível musical, porque aí a banda tem cumprido as expectativas em grande, mas falo sim dos seus membros. É óbvio que não é possível controlar a vida de cada membro, de forma a que estejam sempre ligados à banda, mas é importante que mantenham um contacto directo com o público, e deste modo, não podem estar sempre a "rodar".
Este não tem sido um problema grave dos MTAT, mas deverá ser algo que devem ter em conta.
Este texto vem a propósito do seu novo single e videoclip, "Roadsick".
Além de ser uma música tocante e bastante íntima, o videoclip reflecte também a alma da própria banda, desde momentos pessoais com os amigos, a locais de sempre e da sua amada cidade, Setúbal.
É importante que exista em Portugal um núcleo extenso de apoio a bandas do género, porque os MTAT são muito mais que música, são um grupo unido, que espalha o nome da sua cidade pelo mundo fora, e a alma de Portugal.
Excelente videoclip, excelente música!
Uma das bandas de Portugal dos últimos anos e um dos exemplos claros de boa atitude.
Se a música espelha a alma, então os More Than A Thousand são a alma de Portugal.

1 comentário:

  1. São os maiores!!!!
    O Vídeo é demais...para além de ter uma ou duas cenas na maravilhsa cidade Berço...Guimarães, onde tive a sorte de os ver tocar e falar com eles no final do concerto.
    Força ai pessoal.

    ResponderEliminar