sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Rapaz Que Chutava Porcos - Tom Baker




Autor: Tom Baker
Titulo original: The Boy Who Kicked Pigs
Ilustrações: David Roberts
Tradução: Fernando Dias Antunes
Capa: Fernando Mateus
País de origem: Reino Unido
Editora: Editorial Teorema


Um livro de crianças para adultos, uma obra divertida do grotesco, um pequeno arte-facto que vale a pena conhecer.

"O Rapaz Que Chutava Porcos " é a história de um rapazinho de 13 anos com uma mente distorcida, uma imaginação insaciável ,com um estranho fascínio pelo macabro e que retira prazer, sobretudo, do mal alheio.

Aos 13 anos num domingo solarengo, um dia fantástico para se ser jovem Robert vai morrer, ele ainda não sabe, mas vai morrer. É assim que o autor dá o mote para que o leitor se agarre e devore as páginas seguintes. Numa escrita inteligente cheia de humor negro e toques de graça preciosos são nos contadas as aventuras e desventuras do nosso "herói" sempre num tom de normalidade e boa disposição a contrastar com o absurdo e gravoso das situações que descreve.

O autor adverte e dirige-se directamente ao leitor: esta leitura não é para todos, se gostarem algo não está bem convosco -desde quando é a normalidade uma coisa boa? - se não gostarem parabéns , decerto vossos pais estarão orgulhosos.

O livro segue os moldes de um qualquer livro para crianças, linguagem acessível,uma história curta com uma moral e ilustrações. A história é nos contada através dos olhos de uma criança maliciosa cheia de si mesma e é uma tirada cómica e inteligente a uma sociedade que se finge perfeita e recta e Robert não é mais do que a sua sincera imagem espelhada.

"O Rapaz Que Chutava Porcos" é um livro infantil que nenhuma criança deve ler sob perigo de danos irreversíveis, mas uma leitura hilariante e imperdível para os mais crescidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário