sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tenshi no Tamago de Mamoru Oshii



Num mundo pós-apocalíptico com estranhas e gigantescas máquinas, numa cidade pesqueira habitada pelos espectros dos pescadores vive uma jovem rapariga que guarda e cuida religiosamente um misterioso ovo. Certo dia um desconhecido chega à cidade e imediatamente faz-se conhecer pela jovem deixando incógnitos quais os motivos que o trouxeram e que o levam a seguir a rapariga eventualmente conquistando a sua confiança.
O que contêm o estranho ovo e quais os motivos do recém-chegado? A estas perguntas nunca nos são dadas respostas conclusivas.

Tenshi no Tamago, ou Angel's Egg, de 1985 tem como inspiração o Antigo e Novo Testamento e em particular a Arca de Noé. Apenas dois personagens sem qualquer tipo de background situadas num universo que não nos oferece nenhum tipo de contextualizaçao e várias alusões biblicas. O personagem masculino apresenta-se transportando às costas uma cruz e as suas mãos estão envoltas em ligaduras numa clara alusão às chagas de Cristo. A jovem de longos cabelos loiros representa a inocência e, através da sua interacção com o outro personagem, a perda da mesma. A interpretação do filme cabe a quem o vir e é complicado fazer uma sinopse que não seja tendenciosa e certamente as elações que retirarem reflectiram a vossa própria visão da religião.

O seu ambiente sombrio e a sua narrativa lenta captam a atenção do espectador para os pequenos detalhes e para as inúmeras mensagens subliminares e simbolismos. Tenshi no Tamago é um filme difícil, não será para qualquer estado de espírito, e recomenda-se uma segunda visualização para verdadeiramente ser apreciado pois a sua apreensão pode ser complicada. No entanto é isso que o torna fascinante, a sua provocação intelectual a faculdade de nos obrigar a olhar para lá do imediatamente perceptível, para os pormenores e entrelinhas.

A animação é lindíssima e a banda sonora é algo de fantástico no seu desespero épico, os diálogos esses foram inteligentemente postos de lado reduzindo-os ao mínimo indispensável. Uma obra fantástica e revolucionária na historia do anime Tenshi no Tamago é talvez a melhor obra de animação e ficção científica de que nunca ouviram falar. Resolvido.


Sem comentários:

Enviar um comentário