terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Top 10 de 2010, por Hugo Rodrigues

Quando o João sugeriu a cada um de nós fazer este top, a primeira coisa que me veio à cabeça, e que normalmente já costumo fazer todos os anos, foi elaborar uma compilação dos melhores álbuns do ano, é uma coisa que me é mais imediata, e por onde me mexo melhor, no entanto, depois de reflectir um bocado no ano que passou, acabei por me decidir numa lista mista de coisas que de uma forma ou outra me disseram/significaram algo este ano, e tal como as tão faladas listas de final de ano, isto é baseado numa escolha pessoal, o que significa que uma coisa que me tenha marcado, não seja necessariamente algo de interesse geral, ou que tenha revolucionado alguma coisa, mas dentro do espectro da cultura (e mais da música), e depois desta introdução manhosa para contextualizar as minhas escolhas, aqui vai:

10. Arte-Factos
Criação do. Explica-se por si própria.






9. Contrab
ando na Rádio Zero
Fazer um programa de rádio não é tão fácil quanto possa parecer, e marcou a minha estreia nestas andanças. O que é que isto contribuiu em termos de cultura? Provavelmente muito pouco, mas para mim, e para quem ouve às vezes, pode ter dado a conhecer música nova.

8. O cancelamento do concerto dos Arcade Fire
Embora não me diga muita coisa, marcou pela negativa toda uma novela que foi criada desnecessariamente à volta disto. Desorganização e alguma falta de respeito pelas pessoas que estavam à espera do concerto, não pelo cancelamento, mas pela falta de decisão e falta de flexibilidade e capacidade de entendimento dos envolvidos em tempo útil.

7. Yeaaaah!
O aparecimento da Yeaaaah!, conhecida anteriormente como Epilepsia Emocional, é uma das mais completas agendas de concertos nacionais. Vai acontecer, está lá certamente, se não está, é favor acrescentar.


6. O Carrossel de Azevedo Silva
Um dos meus discos nacionais preferidos deste ano, de um dos cantautores mais underrated portugueses. O B é que é bom.



5. Circa Survive ao vivo no Rescue Rooms em Nottingham
Um dos meus concertos preferidos deste ano. Por ser Circa Survive e por ter sido a viagem que foi.



4. A Casa Ocupada dos Linda Martini + Concertos de apresentação
Foi brutal o que a banda conseguiu fazer finalmente em termos de promoção e divulgação, o álbum está bom e foi sempre acompanhado por casas cheias por onde foi apresentado, conseguiu chegar ao top de vendas por isso, e mesmo não sendo isso indicativo de nada, é um feito que deve ser referido.

3. 5ª temporada do Dexter
Incrível como esta série se consegue superar de temporada para temporada, à medida que escrevo isto, antecipo já o último episódio, ainda não acabou, mas já sei que vai ser bom. Mereceu a renovação para mais uma temporada.


2. Circa Survive - Blue Sky Noise
Voltam a aparecer mais uma vez nesta lista, apenas e só por ser o meu álbum do ano, pode não ser perfeito, certamente que não o será, mas é perfeito à minha maneira.


1. Festival Milhões de Festa
São milhões de . E tudo o resto está explicado no post sobre o festival. Simplesmente incrível o que conseguiram organizar.

2 comentários: