quarta-feira, 8 de setembro de 2010

How To Train Your Dragon de Dean DeBlois e Chris Sanders, 2010



Vi recentemente o filme "How to train your Dragon" com a expectativa de ser um bom filme de animação, que de algo forma me surpreendesse, que conseguisse chegar a mais pontos do que os básicos. A verdade é que realmente me surpreendeu, mas pela negativa.
Arrisco a dizer que "How to train your dragon" é um dos piores filmes de animação dos últimos anos. Sei que isto parece exagerado, o filme foi bem recebido, tem uma história diferente, num ambiente viking, algo nunca antes explorado desta forma. Contudo, vou dar argumentos para esclarecer esta minha opinião.
Primeiro, a estrutura narrativa. Não me lembro de ter visto um argumento tão fraco em animação nos últimos anos. A história é interessante, mas a forma como a narrativa é conduzida é tão básica que nem acreditamos no que estamos a ver. A Toda a estrutura é igual a outros mil filmes de animação para crianças, mas crianças pequenas, daquelas que ainda nem sabem escrever. O personagem, como todos os personagens dos filmes básicos de animação, é um ser inútil, que é gozado por toda a aldeia viking, por não conseguir fazer frente a um dragão. Como em todos os filmes o personagem apaixona-se por uma miúda, fica com a miúda, porque de forma mágica começa a ganhar coragem e torna-se o herói da historia, e no final é adorado por todos porque consegue salvar todos os vikings graças à sua astúcia e coragem escondidas. Ora bem, eu já vi este filme tantas tantas vezes, que nem quis acreditar que o fizessem novamente. Ah, esqueci-me de referir que o personagem principal é imensamente irritamente, sempre pessimista à luz da alma portuguesa, e que os personagens secundários são TODOS estereótipos, sem alma criativa absolutamente nenhuma, e que apenas estão no filme para desempenharem funções básicas argumentativas, como serem parvos em certas ocasiões, dizerem frases feitas de milhões de filmes em outras, enfim...um desastre completo. E o dragão principal, que poderia ter sido um personagem tão interessante, acaba por cair no esquecimento, oscilando entre um dragão bom e um dragão mau.
Resta referir a banda sonora, que joga ao contrário de tudo o resto e é simplesmente magnifica.
Com "How to train your Dragon" aprendemos absolutamente nada, as crianças continuam a soltar gargalhadas vazias, sem entender algo além do básico e os adultos não se vão interessar pelo filme.
Depois dos bons exemplos de "Wall.e", "Up" e "Nemo", "How to train your Dragon" dá vários passos atrás e reduz-se à banalidade, não sendo capaz de nos transmitir nada mais do que emoções básicas, não sendo capaz de nos transmitir alguma moral, de nos fazer pensar, de nos querer mais. É uma pena para a animação, é uma pena para as crianças e para os adultos.

Sem comentários:

Enviar um comentário