sábado, 25 de setembro de 2010

Arraial ESCSITO 2010 - 1º Dia


Com as portas a abrirem às 18h, eram ainda poucas as pessoas que nesta sexta-feira à tarde, dia 24, se encontravam no recinto deste ESCSITO 2010 para assistirem à actuação dos primeiros concertos do Arraial, não foi por este motivo no entanto que as poucas presentes à frente do palco deixaram de dançar e cantar, afinal de contas estavam em palco a Tuna SABES, que fez questão de rectificar que são eles a melhor Tuna do mundo, ou pelo menos ali da zona.

São por volta das 20h15 quando sobe a palco a ESCSTUNIS, prata da casa deste arraial, que por entre músicas que fazem parte do reportório de qualquer tuna e outras originais iam entretendo o público presente , ainda um pouco disperso, em especial caloiros e veteranos. Para finalizar juntaram-se à Escola Superior de Musica de Lisboa para um medley de Carlos Paião, que teve as honras de ser um dos primeiros momentos em que a audiência se manifestou, e a Desfolhada de Ary dos Santos.

Se um dos objectivos das tunas é promover o espírito académico através do entretenimento e da música, isso foi completamente atingido com estas duas primeiras actuações da tarde.

Tuna SABES @ Arraial ESCSITO (24-09-2010)





ESCSTUNIS + ESML @ Arraial ESCSITO (24-09-2010)





Olhando em volta há cada vez mais publico a chegar e a frente do palco vai ficando composta à medida que se vai fazendo o soundcheck. Passam poucos minutos quando os Klepht vão surgindo em palco sobre fortes aplausos.

Com dois álbuns na bagagem os Klepht surgem empenhados em promover o mais recente Hipocondria, álbum editado este ano sem auxilio de uma editora, e só muito pontualmente visitaram temas do álbum de estreia. O concerto começa e fazem-se ouvir os temas mais recentes já sabidos e decorados por alguns dos presentes e percebe-se que a banda que em 2008 lançou Klepht se transfigurou e se afastou do pop rock mais reminiscente de uns 3 Doors Down para uma sonoridade mais madura. Idade da Estupidez, Tudo de Novo, Segunda Noite e Não Vales Nada foram os primeiros momentos assinaláveis deste concerto com banda a demonstrar toda a sua pujança e energia em palco e o single, em particular, foi cantado a plenos pulmões tanto em palco como cá em baixo. Não podiam no entanto faltar os temas obrigatórios do álbum de estreia como 30 segundos ( 1ª impressão) - aparentemente o tempo necessário para se formar uma opinião sobre alguém que se acaba de conhecer - Erros Por Defeito e Por uma Noite, que teve direito a refrão extra apenas com guitarra acústica e com o público a providenciar as vozes. Por entre uma confissão de similitudes com uma música Da Weasel surge O Desinspirado, que de facto soa a uma versão mais hardcore de Re-tratamento, e ,para terminar o set, musicas como Explicação e Antes e Depois deixaram o público a pedir mais e de volta ao palco ouvem-se os primeiros acordes de Embora Doa antes de os Klepht o abandonarem definitivamente.


Klepht @ Arraial ESCSITO (24-09-2010)





Chegava a vez dos The Agency, colectivo que se tornou mais conhecido pela sua participação no festival canção, que embora a descrição do facebook os classifique como Pop-rock são tão mais ecléticos que esse rótulo. Há nas musicas de The Agency imenso soul , funk e mesmo toadas jazz que se misturam com nuances mais rock.

Apesar de serem os nomes menos conhecidos, os The Agency sabem impor-se em palco e não fazem rogados quando tentam interagir e conquistar o público. Com o 1º álbum ainda a ser preparado vão soando em palco canções ora em inglês ora em português que o publico parece aprender na hora e empolgados pelo fulgor da voz Pina a determinada altura apercebemo-nos que está um recinto inteiro a entoar cânticos de “já não tenho mais para dar” como se não houvesse amanhã. Outro excelente momento, logo no inicio do concerto, extremamente bem recebido pelo publico foi a cover de Nature Boy de Nat King Cole cujas letras foram surgindo algures dos recantos da memória colectiva daqueles que foram apanhados de surpresa pela música. A entrega dos The Agency em palco é fantástica com Pina a saber impor-se, se é verdade que só os mais informados é que sabiam antes do concerto quem eram o colectivo percebe-se que a postura dos The Agency os faz caminhar a passos largos para um maior reconhecimento. Um pouco antes de terminarem surge a, apropriada, Conclusão e com ela o melhor momento do concerto e os The Agency mostram de que fibra é feito o seu funk.

The Agency @ Arraial ESCSITO (24-09-2010)




Para lá dos 23h30 em palco fazem-se os últimos preparativos para entrar o verdadeiro cabeça de cartaz da noite. O público parece ter-se multiplicado e está todo expectante para ver o rei das festas de estudante e um homem que já passou tanto tempo em campus universitários que já merecia um Doutoramento honoris causa em todas as áreas do saber. Assim que chega a palco o recinto entra em polvorosa e Quim Barreiros sobe ao palco trazendo consigo boa disposição, “gaitadas” , trocadilhos subtis ( ou então não) e músicas que todos reconhecem e sabem de cor e que não deixam ninguém sem dançar, ou pelo menos a tentar. Foi hora e meia de alegria contagiante e danças do vira que pareceu um medley gigantesco, porque em palco Quim Barreiros nunca pára sossegado e nas raras ocasiões em que não há música é porque Quim Barreiros está a dar um ar da sua graça dirigindo-se aos caloiros e aos veteranos sempre com tiradas humorísticas. Termina com a Garagem da Vizinha para gáudio dos presentes e despede-se com desejos de voltar para o ano.


Quim Barreiros @ Arraial ESCSITO (24-09-2010)





Porque a noite ainda não está completa por esta altura cabe a DJ Fernando Alvim, o mete-discos, a tarefa de mobilizar o Arraial Escsito a dançar ao som de músicas de sempre ,das Doce aos Kings of Leon, do kuduro aos Ornatos Violeta enquanto o deixassem e só muito para lá das 2h da manhã é que nos tivemos que despedir do Arraial com a sensação de uma noite fantástica.


Texto: Jorge de Almeida
Fotos: Hugo Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário