domingo, 26 de setembro de 2010

Azevedo Silva - Carrossel (single)



"Carrossel" é o nome do single do novo álbum de Azevedo Silva, a ser editado muito proximamente. Foi com enorme expectativa que aguardei por este momento, o de poder ouvir e voltar a ouvir esta música vezes sem conta, esta e outras aí estarão para chegar. Azevedo Silva é um mago das palavras, no sentido puro e simples da questão. Não há cá metáforas inconsequentes ou indecifráveis. Azevedo é crítico e objectivo, apontando claramente as falhas ao que considera de mal na sociedade, ou descrevendo problemas/situações pessoais. Há quem o chame de "Zeca Afonso" moderno, mas creio ser algo mais que isso. Azevedo Silva tem identidade própria, não bebe a inspiração exclusivamente a um artista, nem tenta ser imagem de ninguém. Faz música porque gosta, porque a sente. Curiosamente toca em certos pontos que o grande artista Zeca Afonso também tocou, como a sociedade, a classe trabalhadora, o poder. Contudo, Azevedo vai mais longe, seguindo um caminho diferente de Zeca Afonso.
Este "Carrossel" é uma música cheia de intensidade e emoção, tanto do ponto de vista instrumental, que nos faz acelerar as emoções e sentir 'tocados' pela emoção do artista, como pela letra clara e sempre metafórica, mas perceptível a quem tiver um pouco de bom senso.
Com esta música, e possivelmente com o novo cd, Azevedo Silva afigura-se como um artista a seguir bem de perto, pois é raro vermos uma expressividade tão clara e genuína num artista, ainda mais cantando no nosso português, de forma tão simples, como um mero trabalhador de classe baixa. Azevedo Silva é o rosto do trabalhador, do português, e com esta música consegue criar aqui um pequeno hino para todos nós. Que vontade de escutar mais...

myspace do artista:

1 comentário:

  1. Adivinha-se mais um grande trabalho do Azevedo Silva! MESMO "que vontade de escutar mais..."!!!

    ResponderEliminar