quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Fistful of Dollars de Sergio Leone, 1964



Sergio Leone é o responsável pelo lançamento de Clint Eastwood como actor de cinema. Após a participação nos seus filmes, Eastwood consagrou-se e percorreu uma carreira gloriosa, como actor e realizador. Ao vermos este " A Fistful of Dollars" percebemos o porquê deste sucesso, principalmente nesta época (1964). Clint Eastwood é o cowboy perfeito. É sério, sedutor, bom coração e solitário. Leone viu estas qualidades e aproveitou-as ao máximo, para dar a Eastwood uma trilogia sem igual.
"A Fistfull of Dollars" marca também o inicio da carreira americana de Leone. É o seu primeiro western e o seu primeiro grande filme. Portanto, tanto o actor como o realizador beneficiaram imenso com este filme.
A história não tem muito para saber, Joe (Clint Eastwood) chega a uma cidade dominada pelo crime, onde a lei não habita. Com a sua perícia, consegue a muito custo criar ordem na cidade, mas só após pôr as duas facções inimigas a lutarem até à morte pela cidade de San Miguel. Pelo caminho salva uma família e salva-se a si mesmo ( espiritualmente).
Clint Eastwood tem aqui uma representação perfeita, num cowboy sério mas com um lado humano. Não há cá cenas idiotas, nem coisas mal feitas, este filme prima pela simplicidade e qualidade. A realização é ao nível de Leone, sempre perfeita. A banda sonora é uma delicia para os ouvidos, fruto da primeira parceria com o fantástico Ennio Morricone. Os actores estão todos muito bem e o argumento é muito bem pensado, e muito bem conduzido.
"A Fistful of Dollars" é um western para quem não é grande amante de westerns, tanto pela forma como Sergio Leone consegue fazer com que um filme seja interessante, como por Clint Eastwood, soberbo no papel de Joe.

Sem comentários:

Enviar um comentário