terça-feira, 27 de julho de 2010

Das letras de Roger Waters à guitarra de David Gilmour - Pink Floyd



Quando se fala em Pink Floyd há vários aspectos a ter em conta. O primeiro prende-se com o estilo musical, algo entre o rock progressivo e o psicadélico. Tal como várias bandas que duram muitos anos, os Pink Floyd também mudaram de género, de vocalista e de sentido.
A maioria dos fãs de Pink Floyd destaca as letras do Roger Waters, a fase psicadélica do Syd Barrett e a guitarra do David Gilmour. Contudo, a guitarra do Gilmour é algo mais secundário face às letras do Waters. Mas e porquê? É fácil percebermos que uma letra de Pink Floyd é algo perfeitamente esquematizado, que simboliza vários aspectos da vida, tanto como guerras, amor, situações caóticas ou metáforas sublimes, mas não será um pouco mais fantástico conseguir transmitir sentimentos através de um instrumento, fazer-nos sonhar sem exprimir uma única palavra? A palavra é o caminho mais fácil para explicar ou transmitir um sentimento imediato, logo por melhor que seja é facilmente entendida. Através de um instrumento temos que sentir cada corda, cada gesto, transformar isso em algo além, conseguir fazer com que a guitarra "fale". E isso o David Gilmour consegue na perfeição.
Julgo que é um erro comum, classificar as letras como o mais importante, mas sem a guitarra do David Gilmour as músicas de Pink Floyd não passariam de poemas sem musicalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário