segunda-feira, 12 de julho de 2010

30 Seconds to Mars - This is War



This is War
30 Seconds to Mars, 2009



Na primeira canção que enceta este novíssimo albúm dos 30 Seconds to Mars, "Escape", Jared Leto sussurra que "isto não é um jogo" e que é "hora de escapar". Um coro de miúdos, como que retirados de uma outra canção dos Pink Floyd, alerta-nos "Isto é guerra". Deixa-nos com medo, sem dúvida.

Em "Kings & Queens", há a vontade de esta ser uma canção épica, de ter uma mensagem revolucionária, mas acaba por ser um misto U2 e de uns Coldplay mais recentes, com uns vocais puxados ao limite. Mr. Leto, não é a berrar que nos fazemos ouvir.

"This is War", é a canção ideal para Jared Leto rebentar as cordas vocais. E como qualquer música inspirada na guerra, venha então o cliché dos tambores sincopados. E os coros, os coros.

"Hurricane", vem acalmar as hostes (apesar da ironia do título), e longinquamente ouvimos algo que lembra Nine Inch Nails, se nos conseguirmos abstrair da voz, até sensivelmente meio da música, em que na parte melhor, Jared berra como se não houvesse amanhã, e Kanye West diz qualquer coisa. Tirando isso, e se não fosse o toque á Timbaland, o instrumental está interessante, e voz é suportável por um mais longo período de tempo. E no fim, os coros, os coros.
"Closer to The Edge", é o segundo single, é fácil de ouvir, é a música orelhuda e radiofónica.

"Vox Populi", começa com todos os clichés dos 30 Seconds to Mars. Tambores, coros, Jared Leto armado em sargento. Letras que querem gritar algo importante, mas que se esforçam demasiado. E gritam demasiado. "This is a battle song, time to go to waaaar". Ok, já percebemos sargento Leto, é preciso repetir o mesmo em todas as faixas?

"Stranger in a Strange Land", (que por acaso tem o mesmo nome de uma música dos Iron Maiden) traz de novo reminescências de Nine Inch Nails, partes electrónicas interessantes, que mais uma vez são abafadas pelos gritos desesperados de Jared Leto. Logo agora, que se estava quase a conseguir apreciar algo no albúm, decentemente...

Por ultimo "L490", porventura a melhor música do albúm, um instrumental bastante bom, que faz lembrar Anathema, ou God is an Astronaut, por exemplo. Nota-se a diferença, o não ter que ouvir as letras repetitivas, nem berros inapropriados. Consegue-se de facto ouvir esta música, pois parece que não faz parte do albúm, desenquadra-se totalmente da linha a que este albúm nos habituou.

Em suma, mais do mesmo, vocais exagerados, letras que se ficam pelo mesmo assunto. Pegaram no tema da guerra, e quiseram transformar este albúm num clássico, mas o esforço é nítido, a ambição de se quererem tornar numa banda épica e credível é exagerada, até na própria imagem que Leto adoptou, um filho perdido entre um Bono Vox, e um punk qualquer efeminado que veste Prada e casacos da Burberry. 30 Seconds to Mars querem ser tudo o que há para "ser" na música, e acabam por realmente constituir pouco. E por favor, devolvam o coro dos miúdos aos Pink Floyd.

13 comentários:

  1. sabe, eu acho que você não entendeu porque eles falam de "guerra" nesse trabalho, creio que seja por estarem sendo processados, então, o trabalho ficou com uma cara mais de revolta, de guerra contra a gravadora. Acho que isso é bem compreensível, afinal, quem não iria ficar revoltado quando esta sendo processado? Então acho que os fãs vão se lembrar da epoca em que a banda estava vivendo, para nós fãs, esse album foi epico, pois podemos participar, coisa que eu não vejo outra banda fazer, então não critique o corinho que faz fãs se sentirem importantes e para o tipo de musica que o 30 Seconds To Mars faz os "gritinhos" que Jared faz, são realmente apreciados.

    ResponderEliminar
  2. Como fã eu achei esse seu post uma perca de tempo, principalmente pra vc quem escreveu.
    Vc por ser uma pessoa tão conhecida (?) poderia ter a mente mais aberta como a Helena disse ai em cima. E é isso que faz desse album ser um dos melhores de 2009, é épico e tem um poder imenso de tocar nos fãs, afinal somos nós que fazemos os "gritinhos" e estampamos mais de 1000 copias diferentes. Que outra banda faz isso? Que outra banda toca seus fãs desse jeito? Que outra banda tem esse vinculo com os fãs sem nem ao menos utilizar desse markenting de hoje? Me diga!

    ResponderEliminar
  3. Como muitos já disseram o coro utilizado pela banda mostra onde esta presente a originalidade, mas não é só isso, os clipes do 30STM são incríveis, épico, e ORIGINAIS (se por acaso vc estava procurando isso na banda). Enfim, não há como mudar a opinião de uma pessoa tão ignorante como a q escreveu esse texto. Ignorante em vários sentidos, por falta de mente aberta (como escreveu Helena), por falta de argumentos, e por não saber NADA a respeito sobre oq escreveu. Em suma, minha querida, não há como explicar todo o amor q nós fãs temos por 30STM, é inexplicável a sensação q sentimos quando ouvimos suas músicas, (principalmente na parte dos coros, pq é nossa voz q esta lá, somos nós fãs fazendo parte pela primeira vez de um CD) e quando assistimos seus clipes.

    ResponderEliminar
  4. beem, vários artistas tem musicas com nomes iguais uns dos outros,isso não se chama plágio e nem significa que eles tenham copiado a música. O álbum se trata de guerra então vamos falar de ? GUERRA, mas é óbvio. Por último, o que dá mais emoção nas músicas são os gritos apropriados de Jared Leto e o coral de fãs fazendo parte de algo do seus ídolos! (:

    ResponderEliminar
  5. Crítica = opinião.

    Cada um tem a sua. Esta crítica, para vosso desespero acaba por ser negativa. Deal with it.

    Não é por eles terem feito o album em conjunto com os fãs, que os torna épicos.

    E por ultimo, falam da camaradagem entre banda e fãs... Pois, é preciso ter muito amor aos fãs, para criarem bilhetes privilegiados para os concertos, em que o valor mais alto chega aos 500 euros. :)

    ResponderEliminar
  6. Oh pitinhas, e que tal vocês ficarem caladas quando não sabem nada? os 30stm são a única banda a usar os fãs nas gravações? Ui, essa é para rir, desde os anos 60’ que muitas bandas usam fãs nos seus cds. Vocês é fãs isto e os fãs aquilo, e que eles são originais, e mais ninguém faz isso com os fãs, mas depois os preços só para estarem 2 min com eles chegam a ser 300, 400 e 500 euros.. isso é bastante idiota. E se vocês acham assim tão especial usarem os fãs nas gravações eu queria ver a banda a fazer como os Iron Maiden fazem quando tocam uma musica que se chama 'Heaven Cant Wait' ao vivo em que tem uma parte na musica que é para fazer 'ooooOOOooOOOoo' e no cd é o Bruce Dickinson (vocalista) que canta mas ao vivo a banda põe no palco 30 a 40 fãs la do publico para fazerem o coro, isso sim é que é especial e épico.

    ResponderEliminar
  7. No post nunca é posto em causa a originalidade da banda quanto aos meios, no que diz respeito à interacção com os fãs e ao conceito dos video-clips os 30stm fazem a coisa bem feita, dê-se a mão à palmatoria. Mas nós aqui não versamos sobre os meios mas sobre o objecto final, e se temos os mesmos coros, as mesmas vocalizações do Jared Let, as mesmas estruturas musicais numa serie de musicas do álbum, infelizmente isso vai custar alguns pontos de originalidade.

    ResponderEliminar
  8. Aqueles que querem comentar, sejam calmos ou entusiastas, cordiais ou abruptos, mas saibam que insultos gratuitos a qualquer membro deste blog não serão aprovados. Este blog é património intelectual de quem nele escreve e não é uma democracia aristotélica, encarem-no antes como um despotismo iluminado.

    ResponderEliminar
  9. As pessoas pensam que só porque falam mal de uma coisa pode ser crítico, não estou aqui pra falar mal de ninguém, sou sim fã da banda e acho que como fã de qualquer outra banda eu fiquei/ ficaria furioso, mesmo vendo que o trabalho de sua banda preferida esta sendo desprezado, o que você faria se falassem mal da sua banda preferida ?
    Só que é fã de algo realmente sabe como é o sentimento quando descobrem que o trabalho do seu ídolo está sendo desvalorizado.

    ResponderEliminar
  10. Todos nós temos bandas preferidas e até mesmo uma que gostamos acima das outras, mas se me perguntares se a minha banda favorita já fez coisas más ou menos boas eu vou responder-te que sim. Nós olhamos para todos os álbuns com espírito critico independentemente se já gostarmos ou não da banda por causa de trabalhos anteriores.
    Descobriste alguém que não gosta da tua banda? Dá-te por contente porque para trocar opiniões com alguém com gostos idênticos aos teus mais vale ter monólogos. E respondendo à tua pergunta, não ficaria furioso, no máximo tentava contra argumentar e dizia o que eu achava serem pontos fortes da banda, ou então nem ligava.
    Mas nós queremos é que vocês digam o que pensam e dentro do possível respondemos aos vossos comments.

    ResponderEliminar
  11. A partir do momento em que o trabalho da banda tem exposição pública, e tanta visibilidade, mais são as hipóteses de colher veredictos sobre o mesmo, sejam bons ou maus.

    É apenas uma opinião, não é por me virem dizer seja o que for, que a vou mudar. Se ficam tão frustrados e irritados, só porque a vossa banda foi atacada, então isso já não é admiração, é obsessão.

    ResponderEliminar
  12. Olha, ja não vou dizer mais nada, isso ja ta me enchendo o saco, realmente, cada um tem sua opinião, só porque vocês disseram isso da banda não quer dizer que seja, porque eu não entendo porque falar mal de um album que foi considerado, tipo, um dos melhors albuns de rock dos últimos tempos.
    Realmente, cada um tem o direito de dar sua opinião, ja não ligo mais, quem sou eu pra passar por cima da liberdade de expressão, uma opinião de diferente ja não diz mais nada, não ligo mais, com tantas opiniões boas eu vou ligar justo pra uma que desmerece o trabalho da banda, bom... e não é uma opinião diferente que vai mudar o que eu sinto pela banda, ja tenho minha opoinião formada. Bom dia pra você.

    ResponderEliminar
  13. Considerado um dos melhores por quem? Pelos fãs? Pela MTV? Não é isso que vai fazer gostar de os ouvir.

    Eu não estou aqui a ditar uma verdade universal. Nem vocês. Eu não desvalorizei o sentimento dos fãs pela banda, nem é algo que eu queira mudar. Cada um tem uma interpretação, consoante os seus próprios critérios.

    Só continuo a dizer, se vocês ficam furiosos de tal maneira, por causa de uma crítica á banda... algo de anormal se passa. E além do mais, se eles são tão bons, não é preciso terem um bando de fãs a atacar quem não é, a música fala por si.

    ResponderEliminar